Gastronomia

Especialista em azeites explica como escolher o tipo certo para as ceias de Natal e Ano Novo

Laura Reinas apresentou dicas para compra do ingrediente e harmonização com diferentes pratos na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo 

crédito da foto é de René Villela.

 KB COMUNICAÇÃO


São Paulo, dezembro de 2020 – Que o azeite é um coringa na cozinha, isso não é segredo para ninguém. Contudo, se engana quem pensa que a grande variedade disponível só tem diferença de preço. Escolher o tipo certo para cada prato faz toda diferença no resultado final. É o conceito de harmonização, que vai muito além dos vinhos e das cervejas. Com a proximidade das festas de fim de ano, a SESI-SP Editora convidou a Laura Reinas, especialista em azeites, para algumas dicas de como usar o ingrediente para deixar essas ocasiões ainda mais saborosas.

A dúvida, geralmente, começa na hora da compra. Virgem, extravirgem, aromatizado, orgânico, especial. Como escolher? Laura comentou durante um bate-papo na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, onde apresentou o livro Receitinhas para você – Azeites, que a primeira dica é verificar se a data de fabricação é recente. “Azeite bom é azeite novo”, disse. Na live ela destacou, ainda, outros dois pontos de partida importantes. A pureza, com preferência para os extravirgens, e a embalagem, “onde o vidro escuro é melhor, já que o produto é sensível à luz e ao calor”, explicou.

Harmonização, Natal e Ano Novo

Para as festas, repletas de receitas mais elaboradas, nada de usar o azeite sem critérios. A especialista indica que para as que são pouco condimentadas ou doces, o ideal é apostar nos azeites com aromas e sabores suaves. Já para as que levam mais tempero, azeites mais intensos. “Uma outra sugestão é tentar substituir a manteiga por azeite nos preparos. Além de mais saudável, fica uma delícia”, acrescentou Laura. 

Leave a Comment