Que tal esta receita na ceia de Natal?

Com maçãs assadas e purê de batatas, a receita mescla sabores e sentidos para uma ceia ainda mais especial
Créditos: Envato Imagens

Chef Guilherme Guzela


O pernil suíno é um corte que se destaca por sua versatilidade. A variedade de opções de temperos e modos de preparo do prato permite uma combinação com frutas e legumes – fundamentais em uma dieta rica e balanceada. E, para as festas de final de ano, uma opção diferente pode surpreender a família. Que tal transformar o tradicional pernil em um prato ainda mais sofisticado? 

O chef Guilherme Guzela preparou uma receita simples com o Pernil Temperado Alegra, mas sem perder a cara de festa. Com maçãs assadas e purê de batatas, a receita mescla sabores e sentidos para uma ceia ainda mais especial.

Ingredientes:

1 pernil temperado Alegra

 600g batata

150g manteiga

100ml de creme de leite fresco ou nata 

100ml leite integral

50g queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Maçãs assadas

3 maçãs

Açúcar mascavo a gosto

100 g de manteiga

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus e coloque o pernil para assar por 40 minutos.

Descasque as batatas e coloque para cozinhar em 1 litro e meio de água. Quando a água começar a ferver, deixe as batatas cozinharem por 20 minutos. Retire da água e esprema, formando o purê.

Dica do chef: comece com a água fria, e adicione uma colher de sopa de sal para cada litro de água.

Coloque o purê na panela, adicione 150g manteiga, creme de leite, leite, queijo, sal e a pimenta a gosto. Mexa bem e depois reserve.

Tire a casca e corte as maçãs em 8 pedaços. Adicione 100g de manteiga e cerca de 4 colheres de sopa de açúcar mascavo. Misture bem.

Após os 40 minutos, retire o pernil do forno e coloque as maçãs ainda cruas em volta. Volte para o forno por 30 a 40 minutos.

Retire do forno, coloque em uma travessa. Coloque as maçãs de um dos lados do pernil  e o purê do outro. Por fim, regue a carne com o caramelo das maçãs.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.