Policial

Delegado alerta para o golpe do PIX

38ª Delegacia

Imprensa PCPR


O delegado da Polívia Civil, titular da 48a Regional de Santo Antônio da Platina, Rafael Guimarães, alerta à população sobre um novo golpe que vem sendo aplicado nascerdes sociais.

Segundo ele, Os golpistas já estão se aproveitando do PIX para aplicar golpes virtuais. O PIX é uma inovação de serviço bancário para os clientes, facilitando as transações financeiras por meio de aplicativo em qualquer dia e horário, ou seja, em tempo real, além da vantagem de ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores.

As transações são feitas somente através de três possíveis chaves, que podem ser: CPF, número do celular ou e-mail. A chave é o identificador que o cliente cadastra a fim de que as pessoas possam enviar dinheiro para sua conta no PIX. A chave pode ser compartilhada sem problema, pois é dessa forma que o serviço é utilizado.

Porém, os golpistas sabendo da grande procura pelo PIX, em razão das facilidades que proporciona, passam a entrar em contato com as vítimas por telefone ou e-mail orientando a instalar um aplicativo (que é falso) e encaminhando um link malicioso. Assim que a vítima fornece as chaves (repassa ou confirma ao golpista o número do CPF, número do telefone ou e-mail), logo em seguida é pedido que digite uma senha no aplicativo/link/mensagem falsos. A vítima acredita que está cadastrando seu PIX, mas na verdade está caindo no golpe e entregando seus dados aos criminosos.

De posse das chaves e da senha os criminosos passam a ter controle do celular e transferências do PIX da vítima, causando consideráveis prejuízos financeiros.

Por isso desconfie de ligações ou mensagens onde o suposto atendente solicita dados e informações particulares. Os golpes digitais sempre começam assim.

NUNCA FORNEÇA SUA SENHA POR TELEFONE OU DIGITE EM MENSAGENS POR SMS e WHATSAPP e NÃO CLIQUE EM LINKS ENVIADOS POR E-MAIL OU SMS.

Deixe um Comentário