Documento reuniu 85 assinaturas, contra decisão da eleição para diretora do Colégio Rocha Chueiri, em favor de Heleni Rodrigues

CRÉDITO: SEED
Da Redação
Professores e comunidade escolar do Colégio Estadual Dr. João da Rocha Chueiri, protocolaram nesta semana um abaixo-assinado, contra a posse de Eliana Cortez, escolhida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) em Jacarezinho, e Secretaria Estadual de Educação (SEED), como diretora do colégio cívico-militar a partir de 2021. O resultado da eleição foi anunciado na segunda-feira, 07.
O documento, que angariou 85 assinaturas, é a favor da manutenção da atual diretora Heleni Vita Rocha Rodrigues, que já ocupa o cargo há 16 anos. Considerando assim, mais habilitada para assumir o cargo, visto que sabe das necessidades e realidade do estabelecimento de ensino. Em sua defesa, Heleni também entrou com recurso sobre a decisão do NRE/SEED e aguarda resultado nos próximos dias.
Eliana Cortez, é presidente na Câmara dos Vereadores e professora de educação física na referida escola, mas nunca participou da diretoria. Foi candidata a vice-governadora ao lado de João Arruda nas eleições de 2018 e foi candidata a vice-prefeita ao lado de Mário Pereira neste pleito que coincidentemente é marido da chefe do NRE, de Jacarezinho, Ana Maria Molini – que abrange Ribeirão Claro e outras 11 cidades.
Segundo os denunciantes, o prazo limite para as inscrições para a direção da escola, era 15 de novembro (dia das eleições), onde até então, o nome de Eliana Cortez não aparecia entre os inscritos. Mas estranhamente, passado o domingo de eleição, e como Mário Pereira e Eliana Cortez perderam nas urnas, o prazo para inscrição ao cargo de diretora foi prorrogado até dia 19 de novembro, período onde foi registrado sua inscrição.
Para os professores, a escolha da diretora pedagógica está sendo feito de forma injusta, porque pelos critérios de avaliação, que deveriam ser levados em conta, tais como: plano de ação, vídeo respondendo perguntas e entrevista presencial, é notório que Heleni Rodrigues tem mais experiência e capacitação para o cargo em virtude de quase duas décadas na função. “Se tivessem seguidos todos os critérios à risca, com certeza a Heleni teria sido escolhida, porque ela sim, sabe tudo sobre a escola. Estamos revoltados com a decisão. 90% dos professores são contra a mudança na diretoria”, disse uma das professoras que preferiu manter sua identidade preservada por receio de retaliação.
O OUTRO LADO
Por ofício, a chefe do NRE respondeu ao abaixo-assinado protocolado. “Gostaria muito de poder responder positivamente ao seu abaixo-assinado, uma vez que a lidima aspiração da sociedade. Todavia, os preceitos educacionais não podem se pautar somente nisso. Precisam ser observados os ditames do edital e também as análises efetuadas por uma comissão séria, transparente e que visa exclusivamente ao desenvolvimento educacional do nosso estado, da nossa região e de cada estudante do nosso Município. A professora indicada até poderá ser a escolhida, desde que se enquadre nos parâmetros estabelecidos pelo edital”, disse em ofício Ana Maria Molini.