Infraestrutura

Movimento pede pavimentação de estrada entre Pinhal e Ibaiti

Da Redação


Uma reivindicação antiga, sempre lembrada em época de eleição, volta à tona, mas desta vez por iniciativa popular. Um movimento #VAMOSSOMARJUNTOS, ganha corpo através da internet pede a pavimentação da rodovia estadual PR-436, entre Ribeirão do Pinhal e Ibaiti.

O trecho entre as duas cidades, de 58 quilômetros, passando pelo Distrito da Triolândia, é um dos poucos da região sem pavimentação asfáltica. Os usuários da rodovia sofrem todo tipo de dificuldade pela situação irregular do piso, coberto por cascalho.

Em vários pontos, quando chove, há alagamentos, interferindo no transporte de passageiros, descolamento de moradores das margens da estrada e escoamento da produção agropecuária. Estima-se que, pelo menos, 80 mil pessoas seriam beneficiadas com A PAVIMENTAÇÃO.

Aliás, este problema é um dos gargalos que impossibilitam maior desenvolvimento da indústria cerâmica da Triolândia, que possui vastas reservas de uma das melhores argilas do Paraná, matéria prima básica para produção de telhas e tijolos.

Os articuladores do movimento na internet exibem fotos do drama dos moradores das margens da estrada, uma população estimada em 7 mil moradores.

Para quem não aceita se submeter aos solavancos da PR-436, a opção é pegar a BR-153 e, antes do trevo de Guapirama, seguir pela PR-218, passando por Jundiaí do Sul e, desta cidade, até Ribeirão do Pinhal , aumentando a distância de 40 a 50 quilômetros.   

Leave a Comment