Eventos Turismo

Angra Doce é destaque no São Paulo Boat Show

Da Assessoria


Os cinco municípios do Norte Pioneiro – Ribeirão Claro, Carlópolis, Jacarezinho, Siqueira Campos e Salto do Itararé – que integram a região conhecida como Angra Doce, são referências no São Paulo Boat Show 2020. O evento é considerado a maior feira náutica da América Latina.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira (24) que o evento promove o turismo náutico no Brasil. Segundo ele, o Paraná tem um grande potencial neste setor e tem atraído grandes investimentos e empreendimentos.

A Angra Doce tem outros dez municípios paulistas. São 15 cidades com potencial de exploração do turismo náutico. Ribeirão Claro, Carlópolis, Jacarezinho, Siqueira Campos e Salto do Itararé são os municípios paranaenses que integram a região turística, que é banhada pelas águas da represa Chavantes. Já do lado paulista, as cidades de Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Piraju, Ourinhos e Timburi completam a lista.

Romanelli afirma ainda que, além destes, o Paraná tem também Sertaneja, no Norte Pioneiro e Porto Rico, que têm grande potencial de crescimento do setor. “O Paraná é rico em recursos naturais e os atrativos turísticos são muitos. Desde o litoral, passando pelos municípios do Norte Pioneiro e da costa oeste, temos um Estado com uma grande diversidade geográfica, com atrativos para a prática de esportes náuticos, radicais e de lazer. É importante valorizar estes espaços, que anualmente atraem turistas de várias partes do Brasil e do exterior”, avalia.

Angra Doce — Todos os 15 municípios que integram a região da Angra Doce são banhados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Chavantes, formada pela confluência dos rios Paranapanema e Itararé, entre os municípios de Ribeirão Claro (PR) e Chavantes (SP). A previsão é de investimentos e incentivos em todos os municípios que formam a região turística.

Em dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.921, que instituiu, a região como Área Especial de Interesse Turístico. Com isso, espera-se o fortalecimento do turismo, com a previsão de estimular e priorizar investimentos públicos para o desenvolvimento do setor.

O deputado explica que dentre as prioridades estão reformas de estradas, saneamento básico, saúde e obras de infraestrutura. “Além disso, como área de interesse turístico, o Norte Pioneiro conquista maior visibilidade e amplia a possibilidade de investimentos privados, como tem acontecido em vários municípios da região”.

Romanelli acredita que, com a formalização, a região da Angra Doce ganha destaque nacional, que promove o desenvolvimento sustentável por meio do turismo náutico e de aventura. “Com isso, podemos prever investimentos em educação e conservação dos recursos naturais, fomentar negócios sustentáveis e viabilizar a manutenção da infraestrutura rodoviária, garantindo a manutenção dos acessos aos principais empreendimentos turísticos do Norte Pioneiro”.

O deputado lembra ainda que a geografia da região é o principal atrativo para a prática de esportes radicais e de aventura, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. “Um dos principais destinos dos esportistas do Paraná e do Brasil, que têm nas montanhas e na água, os principais recursos para aventura e lazer”, observa.

Boat Show — O São Paulo Boat Show 2020 é considerado a maior feira náutica da América Latina. O evento, que termina nesta terça-feira (24), traz inovações e lançamentos do mercado náutico, incluindo embarcações como lanchas, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e acessórios.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi adotado o formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais. Nesse modelo, os visitantes podem escolher os produtos presencialmente e, ao mesmo tempo, acompanhar o que acontece durante os seis dias em tempo real via internet.

Deixe um Comentário