Covid-19

UTI do Hospital Regional com 100% da capacidade

Os 10 leitos de terapia intensiva estão ocupados, enquanto que a semi-intensiva está com 70% da capacidade utilizada

Da Redação


O sistema de tratamento intensivo e semi-intensivo do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP) está sob risco de colapso com o aumento dos casos de Covid-19 nos 22 municípios atendidos pela instituição. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, que possui 10 leitos, está operando neste sábado (21), com capacidade máxima, enquanto que a ala semi-intensiva opera com 70% da capacidade.

A informação é de um profissional que atua na área intensivista do hospital. O crescimento vertiginoso de novos casos de Covid-19 coloca em alerta as autoridades sanitárias. A razão do problema é afrouxamento da fiscalização de aglomerações durante o período da eleição, na maioria dos casos, para não refletir negativamente nos candidatos à reeleição ou aqueles apoiados por prefeitos em final de segundo mandato.

O custo poderá ser muito alto, revela um médico que atua na área de infectologia. Segundo ele, ainda estamos na primeira fase da pandemia, enquanto que na Europa, Ásia e Estados Unidos, a segunda onda é que está fazendo estragos.

UTI de Jacarezinho
A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho, emitiu nota oficial na tarde de sexta-feira, negando que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição tenha sido interditada, recebendo pacientes de toda região, já que é a única UTI adulta para atendimento de casos não relacionados à pandemia.

O presidente da instituição, Nilton José de Souza esclarece que a unidade funciona normalmente, inclusive mantendo um leito de isolamento intensivo para pacientes com Covid-19, apesar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ter retirado do hospital o leito intensivo e os cinco semi-intensivos.

´´Vale salientar que, embora a Sesa tenha retirado o leito intensivo e os cinco semi, estamos mantendo o atendimento para pacientes de Covid em respeitos à população do Norte Pioneiro´´, esclarece o presente da santa Casa.

Deixe um Comentário