Jacarezinho

Comitê quer multa para quem não usar máscara

Recomendação foi oficializada e dependerá da autorização do prefeito para entrar em vigor

 

Da Redação


O Comitê Municipal de Combate à Covid-19 de Jacarezinho fez a recomendação ao município que se crie um decreto prevendo multa para cidadãos que não estiveram usando máscara. A medida foi decidida na reunião desta terça-feira (17) como forma de tentar frear o avanço da doença.

A recomendação depende agora da aprovação do prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Farias, o Dr. Sérgio (DEM), que deve criar um decreto para que a punição ao desrespeito pela medida sanitária seja implantada legalmente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Jacarezinho, Marcelo Nascimento, a iniciativa visa garantir que o maior número de pessoas use máscaras em ambientes coletivos. “O comitê se reuniu e decidiu por essa recomendação para que as pessoas entendam a importância do uso da máscara. De nada adianta implantar medidas se as pessoas não cumprirem”.

Ainda segundo Marcelo Nascimento, relatório do departamento de Vigilância Epidemiológico da prefeitura municipal de Jacarezinho aponta que a maior parte das transmissões da doença acontece dentro das casas. “A gente tem um relatório entre os infectados que diz que o maior local de transmissão é dentro dos domicílios, seja entre familiares pelo convívio, seja por confraternizações e festas entre amigos. Então as pessoas precisam entender esta situação e começar a evitar”, pontua.

“O problema é que agora estão aumentando não só os casos, mas a gravidade da situação. No boletim de segunda-feira eram 12 pacientes internados. Precisa haver um trabalho geral de prevenção ou esses números vão continuar crescendo”, completa Nascimento.

Até o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Jacarezinho, são 764 casos confirmados desde o começo da pandemia. Destes, 93 estão ativos, sendo 12 internados. Foram seis óbitos entre moradores de Jacarezinho pela Covid-19.

Deixe um Comentário