Jacarezinho

Instituto que fez pesquisa eleitoral para Tina Toneti foi criado há 5 meses

Levantamento foi encomendado e pago pela própria Tina Toneti ao custo de R$ 8 mil

 

JACAREZINHO – Da Redação


O PT divulgou uma pesquisa eleitoral em Jacarezinho na quinta-feira (12), encomendada pela candidata do partido no município, Tina Toneti. O que chama a atenção, além da diferença de números para outra pesquisa registrada, é que o levantamento foi feito por uma empresa criada em junho deste ano, ou seja há cinco meses, já no período pré-eleitoral.

 

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa, Estratégia e Consultoria Ltda sob o custo de R$ 8 mil, pagos pela própria Tina Toneti, que, de acordo com os dados técnicos disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral, foi quem encomendou o levantamento.

 

Ainda de acordo com esses dados, foram entrevistadas 300 pessoas em um único dia. O PT divulgou apenas o resultado total dos votos válidos, que coincidentemente ou não mostra a contratante da pesquisa na liderança, com uma pequena margem de vantagem para o segundo colocado.

 

A data da realização das entrevistas foi o dia 7 de novembro. E um importante dado técnico está oculto: a quantidade de eleitores indecisos, o que aumenta a desconfiança sobre a veracidade dos dados divulgados pela petista. Para se ter uma ideia, na pesquisa registrada anteriormente eram 9% de eleitores indecisos.

 

No levantamento em questão Tina aparecia na segunda colocação, com 33% das intenções de voto. A liderança desta primeira pesquisa é de Marcelo Palhares (PSD), que obteve 38% da preferência dos entrevistados.

 

A empresa que realizou a pesquisa amplamente divulgada por Tina, além de ter sido criada no dia 03 de julho de 2020, não tem telefone fixo ou e-mail corporativo. O endereço cadastrado é a Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Curitiba. O número citado, porém, é de um ambiente compartilhado de negócios, ou seja, usado majoritariamente por profissionais autônomos.

 

CIRCO DOS HORRORES

A questionável pesquisa completa o verdadeiro circo dos horrores que se tornou a eleição em Jacarezinho. Foram inúmeros perfis fakes propagando mentiras, acusações falsas retiradas do ar pela justiça, agressão física a candidato sendo enaltecida por funcionários da prefeitura e a presença de uma candidata impugnada, no caso a própria Tina Toneti, que pode ser impedida de assumir o cargo caso vença o pleito de domingo – o que se acontecer tende a resultar na realização de uma nova eleição.

Deixe um Comentário