Eleições Wenceslau Braz

Omar desiste de candidatura para apoiar Paulo Leonar

Atual prefeito de Wenceslau Braz reforça sua campanha à reeleição com apoio de um dos adversários

Da Redação


Omar: desistência da candidatura por apoio a Leonar

O atual prefeito de Wenceslau Braz, Paulo Leonar (PP), recebeu um apoio de peso em sua campanha pela reeleição: Omar Andraus (PTB), que até então era adversário, desistiu da própria candidatura para o Poder Executivo e manifestou apoio ao atual gestor.

A decisão de Omar pode impactar diretamente no eleitorado brasense. Isso porque o agora ex-candidato é irmão de Cristovam Andraus, ex-prefeito e adversário ferrenho de Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, o Taidinho (PSD), também ex-prefeito que agora tenta retornar ao cargo que ocupou entre 2009 a 2016.

Paulo Leonar, que já há algum tempo não dialogava com a família Andraus, embora não houvesse inimizade entre as partes, passa a contar com o apoio de nomes que sempre mantiveram uma parcela importante do eleitorado local.

Candidato à reeleição, Paulo Leonar tem apoio de antigo adversário

Na disputa anterior, em 2016, Omar e Paulo Leonar também foram adversários. Na oportunidade o atual prefeito foi o vencedor do pleito com 4,7 mil votos, o equivalente a 41% dos votos. Já Andraus, que decidiu entrar na eleição de última hora e praticamente não fez campanha, conquistou 700 votos, que significaram 6% da preferência do eleitorado.

É importante dizer ainda que, no pleito em questão, houve um racha do grupo de Cristovam e Omar, que em parte acabou apoiando o candidato que ficou na segunda colocação, Luiz Carlos Vidal, o Polaco, que obteve 3,4 mil votos, equivalente a 29% dos votos.

Hoje, porém, houve uma mudança radical no cenário político e grande parte destes apoios recebidos não se manteve, já que Polaco se uniu a Taidinho e é o vice da chapa. Desta forma aconteceu uma rejeição maciça por parte deste grupo anteriormente dissidente da família Andraus, que não aceitou a aliança por rechaçar fortemente qualquer tipo de união com o candidato do PSD.

Em 2016 o candidato apoiado por Taidinho foi José Gentil Gomes, que mesmo com o apoio de toda a estrutura da gestão à época, ficou apenas na terceira colocação da disputa, com 2,7 mil votos, o equivalente a 23% dos votos.

Agora a disputa pela prefeitura de Wenceslau Braz segue com quatro nomes: além dos já citados Paulo Leonar e Taidinho, também estão no páreo Paulo Henrique Lima, o Rick (Pode) e Marcelo Fayad (PSL).

Após a decisão de Omar, Paulo Leonar agradeceu a confiança. “Acredito que todos conhecem a índole do Omar e se ele vem com a gente é porque tem convicção que Wenceslau Braz não pode voltar atrás, que precisa de um governo que pensa na saúde pública para quem mais precisa e que não administra o município apenas para um pequeno grupo da elite”, afirma o atual prefeito.

Deixe um Comentário