Cornélio Procópio

Cidade registra 13 novos casos de Covid-19 apenas em sete dias

Feriado prolongado pode interferir ainda mais na curva de estabilidade da doença


Com o último feriado, expectativa de novos casos com a doença
Foto: Yago Pereira

Ataíde Cuqui


Treze novos casos  de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Cornélio Procópio foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  nos últimos  dias, após  longo período de estabilidade.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pelo órgão, os casos de pessoas positivadas com a Covid-19 passaram de 572, registrados no boletim de quinta-feira (29), para 585. A preocupação agora  é quanto ao último feriadão, com muitas pessoas de fora visitando a cidade.

“Apesar das rigorosas medidas de segurança tomadas por nossas equipes de saúde, algumas aglomerações ainda acabaram acontecendo devido ao Dia de Finados. Muita gente veio de fora para visitar o túmulo de seus entes queridos, ou mesmo, para rever familiares, aproveitando o feriado. Isto pode ter favorecido o contágio”,  disse Yago Pereira, diretor do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

O aumento registrado agora, segundo ele, pode ter sido provocado ainda pelo impacto do  feriadão anterior quando a comemoração do  Dia da Independência (7 de Setembro) também caiu em uma segunda-feira.  “Como  a infecção demora alguns dias para manifestar, as pessoas têm os sintomas, passam pelos testes, mas os resultados também demoram um pouco para que tenhamos os resultados. Assim,  é possível que os aumentos registrados agora sejam mesmo daquele período”, supõe Pereira.

O último óbito registrado no município pela Covid-19  foi registrado no dia 7 de outubro, portanto, há quase um mês. De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, o município tem apenas duas pessoas internadas, sendo, uma em UTI e outra em enfermaria; outras 19 estão sob tratamento domiciliar, enquanto que outras 14 seguem sob investigação. Os óbitos somam 21 casos e o número de casos descartados  é de 2615.

Deixe um Comentário