Educação

Senai oferece portfólio com mais de 40 opções de cursos para que indústrias capacitem seus aprendizes

Senai oferece portfólio com mais de 40 opções de cursos para que indústrias capacitem seus aprendizes

Agência Sistema Fiep


Para apoiar as indústrias paranaenses com formação de qualidade para seus aprendizes, o Senai no Paraná oferece um portfólio completo, com 40 opções de cursos de Aprendizagem Industrial, que oferecem capacitação em profissões fundamentais para o setor. “A Aprendizagem Industrial é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os jovens, ao prepará-los para atender as demandas das indústrias e ampliar suas possibilidades de carreira. Por sua vez, também é uma grande oportunidade para as próprias indústrias, que escolhem quais cursos se adequam mais a seus interesses e podem direcionar a formação de seus aprendizes para atender suas necessidades”, analisa Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Quem já passou pela experiência de cursar a Aprendizagem Industrial no Senai atesta a qualidade da capacitação oferecida. Este é o caso de Fabrício Domingos, de 21 anos, que fez o curso de Assistente Administrativo em 2017, na unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba. “O Senai mudou a minha maneira de pensar e agir, ter um raciocínio lógico, que me ajudou em escolhas pessoais e profissionais”, conta. Fabrício fez o curso quando era aprendiz em uma indústria de papel e celulose de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e continua trabalhando na empresa desde então, mesmo com o término de seu contrato como aprendiz. Por isso, ele acredita que sua trajetória profissional se deve principalmente à experiência como aluno de Aprendizagem Industrial.

De acordo com a legislação brasileira, todos os estabelecimentos com pelo menos sete empregados devem ter entre 5% e 15% de seu quadro de funcionários formado por aprendizes. Com o programa de Aprendizagem Industrial do Senai, as indústrias podem transformar essa obrigatoriedade em uma oportunidade para preparar esses jovens para trabalhar seguindo os processos e a gestão organizacional da empresa. São as indústrias que escolhem os cursos que desejam que seus aprendizes acompanhem, de acordo com sua área de atuação.

Como são os cursos

Com grades curriculares elaboradas por comitês de educadores e gestores das indústrias, os cursos de Aprendizagem Industrial do Senai são voltados a jovens entre 14 e 24 anos que tenham sido selecionados como aprendizes pelas empresas, que tenham concluído ou cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Além das aulas, os alunos contam com acompanhamento pedagógico constante, tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais. A duração da formação coincide com o período de contratação dos aprendizes, que vai até dois anos.

Para as indústrias que são contribuintes do compulsório, não há custo com a capacitação pelo Senai. Além de oferecer os cursos, a instituição também pode auxiliar as empresas no recrutamento dos jovens. Entre as opções de cursos disponíveis, estão: Eletrotécnico na Fabricação Industrial, Auxiliar de Linha de Produção, Pedreiro de Edificações, Operador de Processos Industriais, Assistente Administrativo entre outros. Nas cidades onde o Senai não está presente, existe a opção EAD para o curso de Assistente Administrativo, com aulas teóricas e práticas in company, por meio da modalidade à distância, conforme os critérios estabelecidos na legislação. As informações completas estão disponíveis no site da Aprendizagem Industrial do Senai.

Deixe um Comentário