Educação

Compromisso com o ensino

Rede estadual do Paraná melhorou todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Carlos Massa Ratinho Junior


A educação é o principal caminho para se obter a igualdade social de maneira sólida, permanente e inquestionável. O esforço pela educação de qualidade é um compromisso com o futuro do estado, com o futuro de cada criança matriculada em nossas escolas. Dar aos nossos estudantes a formação exemplar é uma missão incansável para que eles tenham melhores oportunidades à frente.

Neste ano tão difícil para todos nós, vem da área educacional a conquista que mais me gratificou em quase dois anos de gestão. O Paraná teve a maior evolução dos últimos 15 anos na avaliação da qualidade do ensino público, conforme mostrou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), organizado pelo Ministério da Educação.

A rede estadual do Paraná melhorou todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é o conjunto de avaliações em larga escala aplicado a cada dois anos na rede pública e numa amostra da rede privada. As médias do desempenho no Saeb e os dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, formam a nota do Ideb.

Na nossa rede estadual, o desempenho cresceu em todos os anos em que o Saeb é aplicado. O crescimento fez o Paraná manter a primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, a quarta do ensino médio e o avanço da terceira para a primeira posição nos anos finais do ensino fundamental.

Os números são uma média geral, mas o desempenho dos alunos mostrou que colégios de mais de 90% dos municípios do Paraná tiveram aumento na avaliação do ensino médio. Das 399 cidades do estado, houve melhora na nota em 359, mostrando uma evolução uniforme, em todas as regiões.

Assim, o Paraná foi o estado que mais cresceu no Brasil neste Ideb. Isso se deu com muito trabalho, muito foco dos professores, professoras, diretores, agentes escolares e de todas as equipes pedagógicas, a quem parabenizo e externo minha gratidão pela dedicação.

Mas o que eu gostaria mesmo é de poder dar um abraço apertado em cada um de nossos alunos por essa conquista gigantesca, que vem justamente num momento em que a pandemia afeta de forma especial a educação, obrigando nossos alunos à nova rotina do ensino remoto. Rotina, aliás, que foi organizada de forma exemplar pelos nossos profissionais da educação, que rapidamente se adaptaram e montaram a estrutura mais eficaz do país.

O Instituto Datafolha apontou que o Aula Paraná, nosso sistema de aulas não presenciais, alcança 97% dos estudantes. Índice bem acima da média nacional de 79%. No último trimestre, estudantes do Paraná bateram a marca de 20 milhões de atividades semanais entregues por meio do aplicativo Google Classroom.

Além do Google Classroom para entregar as atividades e interagir diretamente com seus professores, o Aula Paraná oferece aos estudantes da rede pública três canais de TV aberta, um aplicativo Aula Paraná para celulares, videoaulas ao vivo pelo Google Meet e também materiais impressos para quem não tem acesso aos meios digitais.

Também chegamos, em setembro, a 30 milhões de quilos de alimentos distribuídos às famílias dos 231 mil alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, em substituição à merenda que os estudantes não estão recebendo na escola neste ano.

Nossa prioridade à educação começou bem antes da pandemia. Já no primeiro mês de gestão, quando determinei à equipe de governo que houvesse planejamento, investimento e trabalho árduo para fazer avançar a qualidade do ensino público no estado. O bom resultado no Ideb reflete políticas inovadoras que o Paraná vem adotando nos últimos dois anos, com programas de redução da evasão escolar (Presente na Escola e Escola Paraná) e de redução de reprovação (Mais Aprendizagem, Prova Paraná, Se Liga!). Também foram fundamentais as melhorias na gestão das escolas e o fortalecimento do trabalho dos professores em sala de aula, além de investimento em equipamentos e infraestrutura.

Para finalizar, faço aqui um agradecimento especial aos pais de nossos alunos, que também enfrentam esse novo normal e, certamente, carregam a preocupação com o ensino de seus filhos. Os resultados do Ideb comprovam a seriedade e a qualidade com que a educação é tratada no Paraná. Por isso, minha mensagem aos pais é de tranquilidade e confiança. Estamos atendendo seus filhos com o que a tecnologia oferece de melhor no momento, mas não vemos a hora de ter nossos estudantes de volta nas salas de aula, recebendo a atenção especial e o carinho presencial de nossos excelentes professores. Vamos continuar crescendo juntos porque há muito trabalho pela frente ainda.

Carlos Massa Ratinho Junior é governador do Paraná

Deixe um Comentário