Eleições 2020

Maior partido do Brasil, MDB tem 6 candidatos a prefeito na região

Sigla não repete volume de candidaturas registradas no país, tendo na região ainda oito candidatos a vice e 119 candidatos a vereador

Jacarezinho – Da Redação


O MDB, partido com maior número de filiados e de candidatos no país, tem um desempenho bem mais tímido entre os 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), onde conta com seis candidatos a prefeito, oito postulantes à vice 119 candidatos a vereador, totalizando 133 políticos na micro região nestas eleições municipais.

As candidaturas majoritárias regionais do MDB acontecem em Cambará, Conselheiro Mairinck, Japira, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina. Já as composições que contam com filiados na vice acontecem em Cambará, Conselheiro Mairinck, Japira, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina.

Já nas eleições proporcionais o MDB tem candidatos para a legislatura 2021-2024 em Abatiá, Conselheiro Mairinck, Figueira, Japira, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

CANDIDATOS A PREFEITO

Após eleger três prefeitos em 2016 (Ione Abib, em Andirá, Pedro de Oliveira, em Guapirama, e Antonely de Carvalho, em Ibaiti), o MDB tenta ganhar corpo na região com seis candidaturas. O número, entretanto, não condiz com o volume de candidaturas que a sigla tem em todo Brasil.

Para se ter uma ideia, o PSD, partido do governador Ratinho Júnior, tem 16 candidatos a prefeito na microrregião. Já o DEM, do deputado federal Pedro Lupion e importante liderança regional, tem oito candidatos à chefia do Executivo. O PT também está à frente do MDB, com sete candidaturas majoritárias entre os 25 municípios da Amunorpi.

A falta de espaço do MDB na micro região é reflexo do declínio da legenda no Estado e da falta de atuação deputados emedebistas junto aos municípios. Luiz Cláudio Romanelli, por exemplo, deputado de forte atuação regional, deixou o MDB após anos e migrou para o PSB. João Arruda, outro importante nome do partido e com vínculos locais, não tem cargo eletivo após a derrota na disputa pelo governo do Estado em 2018 e agora é candidato a prefeito em Curitiba. 

NO BRASIL

Com mais de 2 milhões de filiados em todo Brasil, o MDB lançou 44 mil candidatos para as eleições municipais, somando os postulantes aos cargos de prefeito, vice e vereador. O PSD, que neste ano se destaca na região pela quantidade de candidatos a prefeito no Norte Pioneiro, tem 39 mil candidatos em todo território nacional e é o segundo neste ranking, seguido pelo PP, com 37 mil nomes registrados para o pleito.

Deixe um Comentário