Informação

Inscrições para certificação Selo Sesi ODS 2020 estão abertas

Neste ano, Selo vai selecionar ações de prevenção e combate à COVID-19; participação é gratuita e aberta a todos os tipos de empresas

Da Assessoria


Contribuindo para o reconhecimento de boas práticas corporativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU em 2015, o Sistema Fiep promove a 5ª edição do Selo Sesi ODS. O edital de 2020 está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro e é destinado a instituições de ensino, organizações da sociedade civil, indústrias, poder público e outras empresas. No entanto, diferente das edições anteriores, neste ano, a certificação traz um tema específico: “Boas Práticas Relacionadas à Prevenção da COVID-19 e ações pós-pandemia”. “Não podemos ignorar o fato de que a pandemia mudou a rotina de todas as empresas em 2020 e, neste momento, avaliamos que é importante reconhecer as ações que têm obtido sucesso no combate à COVID-19”, afirma Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Empresas que participaram das edições anteriores ressaltam a importância do Selo Sesi ODS como forma de demonstrar à sociedade seu comprometimento com questões fundamentais no âmbito corporativo, como a preocupação com a inovação e com a sustentabilidade. Um dos projetos selecionados em 2019, por exemplo, é da Marini Indústria e Comércio de Plástico Eireli, de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Com o objetivo de trazer avanços ao processo produtivo e reconhecer os colaboradores que participam dessas mudanças e da evolução da empresa, a indústria promove já há alguns anos o “Projeto de Melhoria e Inovação”, reconhecido pelo Selo Sesi ODS 2019.

Por meio desse projeto, é feita uma seleção de ideias apresentadas pelos colaboradores  que buscam promover melhorias e inovação. Depois disso, os autores dos projetos selecionadas e implantados recebem bonificação em dinheiro por essas contribuições. Com os vários projetos de redução em matéria prima, insumos, energia, mão de obra, a economia da indústria já chegou a 17,6% e a produtividade aumentou em mais de 28% sem aumentar o número de colaboradores. Além disso, a ação trouxe a certificação do Selo Sesi ODS 2019, que, por sua vez, teve como consequência o reconhecimento da indústria como uma empresa inovadora e socialmente responsável. “Com o Selo, ganhamos mais reconhecimento entre os clientes e no setor como um todo, como uma empresa que se importa com alguma causa e que está contribuindo para um mundo melhor”, analisa Daniel Vieira de Souza, gestor administrativo da Marini Plásticos.

 Outra iniciativa que recebeu a certificação do Selo Sesi ODS 2019 foi o “Projeto Iluminando Campo Largo com Eficiência”, da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Criada em março de 2018, a ação consiste na substituição da iluminação das vias públicas da cidade por luminárias de LED. Desde o início do projeto, a companhia já efetuou a troca de mais de 4,6 mil lâmpadas em Campo Largo, contribuindo para a economia na fatura de energia do município e também com a segurança na cidade, partindo da região central para os bairros e chegando a áreas mais afastadas, ainda que bastante populosas, como a Ferraria. Mostrando sua preocupação com o município onde está localizada, neste ano, a Cocel também cedeu um gerador de energia para o centro de atendimento à COVID-19 da cidade.

Categorias especiais para a edição de 2020

Para este ano, o edital prevê duas categorias: a primeira abrange iniciativas realizadas para prevenir e combater a COVID-19, tanto para o público interno quanto para o público externo; a outra se refere a ações que serão adotadas após a pandemia em pelo menos uma das três áreas: social, econômica e ambiental. No caso da segunda categoria, deve-se demonstrar o que se espera alcançar com o projeto em termos de resultados de impacto. As práticas inscritas serão avaliadas por uma comissão interna do Sistema Fiep, formada por colaboradores da área de sustentabilidade. Os critérios de avaliação são: práticas realizadas no ano de 2020, em razão do cenário de pandemia da COVID-19, que apresentem resultados quantitativos e qualitativos no Paraná. Os projetos que atenderem aos critérios citados receberão o Selo Sesi ODS 2020. As inscrições são gratuitas.

Para consultar o edital de seleção do Selo Sesi ODS 2020 e saber mais sobre os ODS, acesse www.portalods.com.br.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Deixe um Comentário