Carlópolis Eleições

Prefeito de Carlópolis leva a primeira invertida na disputa pela reeleição

Justiça Eleitoral determina exclusão de publicações institucionais elogiosas à Hiroshi Kubo

SONY DSC

Da Redação


A Justiça Eleitoral da comarca de Carlópolis, por decisão da juíza Andrea Russar Rachel, determinou na sexta-feira (02), que o prefeito da cidade, Hiroshi Kubo, que concorre à reeleição pelo PSD, retire das redes sociais propaganda disfarça de informação institucional em que elogia ações de sua administração nas área de saúde, educação e turismo.

A ação judicial foi proposta pela coligação “Uma Carlópolis para todos” que obteve importante vitória na Justiça Eleitoral. A magistrada acatou pedido der liminar para que publicações no Facebook das Secretarias de Saúde, Educação e Turismo sejam excluídas, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por postagem, uma vez que enalteciam, de forma orquestrada, segundo a representação, ações e feitos da gestão de Hiroshi Kubo, o que pode ter reflexos no resultado das eleições.

A Lei Eleitoral proíbe publicações institucionais dentro dos 3 meses que antecedem as eleições. O próprio Prefeito Hiroshi compartilhava e comentava nas postagens, incorrendo assim no ilícito. Os advogados da coligação que representaram contra o prefeito assinalaram que este tipo de conduta quebra o equilíbrio na disputa entre os candidatos, caracterizada na legislação eleitoral como conduta vedada.

Além das multas pesadas, pode resultar também em cassação do registro ou do mandato em razão do abuso do poder político.

Deixe um Comentário