Norte Pioneiro soma 174 candidatos a prefeito e vice que disputarão o pleito municipal em 26 cidades

Assessoria
Falta de opção é o que não vai ter nas eleições municipais em 15 de novembro. O Norte Pioneiro contabiliza 1.900 candidatos a vereador e 87 candidatos a prefeito registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Comparados as eleições de 2016, os números mostram um aumento de 13% em pretensões ao cargo majoritário e um acréscimo de 10,5% de intensões a uma cadeira no Legislativo.
Dentre os 26 municípios que compõe a região, Japira lidera com sete candidatos a prefeito, o maior número de concorrentes da região, seguido por Jacarezinho (6), Santo Antônio da Platina (6) e Siqueira Campos (6). Já o número de concorrentes a uma vaga no Legislativo Santo Antônio da Platina lidera com 157 adversários, seguida por Jacarezinho (155), Cambará (122) e Siqueira Campos (119).
Para a especialista em comunicação pública, Cíntia Bruno, fundadora do blog político “Tô de Olho”, um dos motivos que vem contribuindo para a ampliação em torno do pleito eleitoral, é o aumento de partidos políticos no país. Com isso, houve algumas divisões de blocos políticos, e essas legendas partidárias vem agregando mais pessoas em torno dos grupos para que se fortaleçam para disputar o pleito eleitoral.
“Muito preocupante a questão desse aumento de pessoas que são inseridas no processo para completar legenda. O que muitas vezes acontece com as mulheres. Partidos que vão disputar o pleito, convidam mulheres apenas para cumprir com a legislação eleitoral”, aponta a especialista.
Analisando o viés do crescimento espontâneo, Cíntia comenta que esse desejo se dá pela polarização do posicionamento político. Influenciado por uma série de fatores, social, econômico e até religiosos. “Os grupos vão se agregando e se alinhando na tentativa de tentar defender no contexto social, seus desejos e conceitos, acabam se envolvendo no movimento político em prol das suas próprias bandeiras”, detalha.
Outro fator que tem colaborado com o crescimento são os empates e discussões políticas em redes sociais – que vem fortemente influenciando nas campanhas políticas. “Vários aliados políticos se distanciaram para migrarem para novas legendas e quando os partidos começam a ter divisões, acabam impactando em novos blocos que vão se formando e resultam nesse aumento gradativo como vemos nos últimos anos”, diz.
A especialista avalia que por um lado, esse viés da pluralidade é positivo, pois ampliam a discussão. Mas ao mesmo tempo pode ser negativo, porque “o que de fato distingue o posicionamento político e a linha de governo de cada um desses candidatos? Quando há essa pluralização de partidos, muitas vezes o alinhamento político de cada legenda é muito próximo uma da outra, e acaba resultando em muitos candidatos com o mesmo alinhamento político. Mas se for uma eleição sólida, com um bom debate de ideias, é positivo porque permite aos eleitores analisar as diversas propostas de cada um dos candidatos”, finaliza.
Confira a lista de candidatos por município:
Município | Candidatos a prefeito | Candidatos a vereador |
Abatiá | 4 | 70 |
Andirá | 3 | 86 |
Barra do Jacaré | 4 | 35 |
Cambará | 5 | 122 |
Carlópolis | 2 | 65 |
Conselheiro Mairinck | 3 | 64 |
Curiúva | 3 | 56 |
Figueira | 4 | 65 |
Guapirama | 2 | 52 |
Ibaiti | 3 | 116 |
Jaboti | 2 | 35 |
Jacarezinho | 6 | 155 |
Japira | 7 | 67 |
Joaquim Távora | 2 | 53 |
Jundiaí do Sul | 2 | 33 |
Pinhalão | 3 | 57 |
Quatiguá | 2 | 47 |
Ribeirão Claro | 2 | 87 |
Ribeirão do Pinhal | 5 | 108 |
Salto do Itararé | 3 | 71 |
Santana do Itararé | 1 | 45 |
Sto. A. da Platina | 5 | 157 |
São José da Boa V. | 2 | 27 |
Siqueira Campos | 6 | 119 |
Tomazina | 1 | 25 |
Wenceslau Braz | 5 | 83 |