Efraim de Moraes perde no STJ e Gênesis deve ser o candidato

Deputado Federal Pedro Lupion declara apoio à Genesis Machado, pré-candidato em Siqueira Campos

Da Redação com Regiane Romão


O ex-prefeito de Quatiguá e pré-candidato a prefeito de Siqueira Campos, Efraim Bueno de Moraes (MDB), levou uma invertida em sua pretensão de garantir a legalidade de seu projeto político: administrar a cidade vizinha, num feito inédito há décadas. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, por unanimidade, um recurso do político tentando reverter condenação da justiça do Paraná que o tornou inelegível.

Trata-se de agravo regimental interposto no STJ contra decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que negou provimento ao agravo em recurso especial interposto, mantendo a inelegibilidade de Efraim de Moraes.

O caso envolvendo o ex-prefeito, que administrou Quatiguá entre os anos de 2005 e 2012, refere-se a uma denúncia em que ele foi acusado de utilizar recursos públicos para custear despesas de filmagem e fotografia de um  evento em que transferia o cargo de prefeito para seu então vice, Carlos Tramontin, para disputar uma cadeira de vereador. O curioso de todo esse caso é que as despesas que geraram toda essa complicação são de pouco mais de R$ 700 à valores da época (2012).

Diante do revés no STJ Efraim de Moraes não desiste. Ele entrou com recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), numa última tentativa de garantir sua candidatura. Ocorre que o grupo que o apoiaria nessa empreitada não parece disposto a esperar pela decisão sob pena de inviabilizar-se politicamente.

Gênesis candidato 

Tanto isso é verdade que o pré-candidato à prefeitura de Siqueira Campos Genesis Machado (DEM), está se mobilizando para sedimentar sua postulação. Na última sexta-feira, 14, reuniu-se com o deputado Federal Pedro Lupion, do mesmo partido, e com o presidente do DEM de Siqueira Campos Manoel Velasque, o Manezão na fazenda Nelore Beka, quando ficou acertado o apoio do parlamentar.

“O encontro serviu para que o deputado federal Pedro Lupion confirmasse o apoio à candidatura de Genesis Machado”, assinalou Manezão. Segundo ele, a parceria entre os dois vem de longa data, desde quando Pedro se lançou candidato à deputado Estadual. “O Pedro Lupion é meu parceiro há muito tempo. Trabalhei muitos anos com o pai dele, o Abelardo Lupion e agora, esse apoio do Pedro para a minha candidatura é muito importante”, Assinala Gênesis.

Pedro Lupion, por sua vez, fez questão de anunciar seu apoio à Genesis Machado durante o encontro e dessa forma o nome do pré-candidato ganha ainda mais força para a convenção partidária que acontecerá no início de setembro.

Para Genesis Machado essa é uma grande oportunidade de mudanças para Siqueira Campos. “Todas as pessoas que quiserem uma política nova estão convidadas a participar com a gente, pretendemos implantar a mudança, de maneira positiva, em Siqueira Campos.

Efraim

Em entrevista que concedeu há cerca de um mês à Tribuna do Vale, Efraim de Moraes deixou claro que, se não conseguisse viabilizar sua candidatura, apoiaria o nome de Gênesis Machado para a prefeitura.