Ibaiti supera Jacarezinho em casos confirmados de Covid-19

Com novos números, Ibaiti passa a ser o segundo município da região com mais casos da doença, perdendo apenas para Santo Antônio da Platina

Da Redação


Com seguidos aumentos nos casos de Covid-19 nas últimas semanas, Ibaiti se tornou o segundo município da região com maior número de registros positivos entre os municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), passando Jacarezinho neste “ranking” e atrás apenas de Santo Antônio da Platina.

Mesmo sem os dados desta segunda-feira (10), já que o último boletim divulgado até o fechamento desta matéria é de domingo, Ibaiti superou Jacarezinho em número total de casos confirmados e também em número de casos ativos. Detalhe: com uma testagem muito inferior à realizada em Jacarezinho.

O último informe publicado pela prefeitura de Ibaiti mostra que a prefeitura testou até agora 942 pessoas, das quais 231 foram confirmadas com a infecção pela Covid-19, 684 testaram negativo e outras 27 aguardam resultado dos exames. Entre os positivos, cinco foram a óbito e outros 210 se recuperaram, o que resulta em 16 casos ativos no momento.

Já Jacarezinho, segundo dados atualizados desta segunda-feira, testou 2.546 pessoas, onde houve confirmação em 226 casos, 2.288 descartes e 32 que aguardam o resultado dos exames. Dos positivados, 210 se curaram e dois foram a óbito, chegando a 14 casos ativos no momento.

É importante ainda esclarecer que Ibaiti tem uma população aproximada de 31 mil habitantes, enquanto a população estimada em Jacarezinho está na casa dos 39 mil habitantes, o que coloca Ibaiti com um número de casos confirmados por habitante também bem superior ao registrado em Jacarezinho.

Além disso, os últimos boletins apontam um crescimento mais acentuado dos casos em Ibaiti, que começou o mês com menos de 200 casos, mas viu os números subir rapidamente. Jacarezinho, por sua vez, embora registre aumentos diários, tem um crescimento bem menos agudo nas confirmações de Covid-19.

  IBAITI JACAREZINHO
Casos confirmados 231 226
Casos recuperados 210 210
Óbitos 05 02
Casos ativos 16 14
Casos em investigação 27 32
Casos descartados 684 2.288

* Última atualização de Ibaiti é do dia 9, enquanto os dados de Jacarezinho são do dia 10

Jacarezinho tem segunda morte por Covid-19

No boletim desta segunda-feira a secretaria municipal de Saúde de Jacarezinho confirma a segunda morte pela doença. Entretanto, o óbito aconteceu no fim de julho em Londrina, após o paciente, um homem de 73 anos, ser internado em Bandeirantes e já com histórico de comorbidades.

Entretanto, apesar da internação não ter acontecido em Jacarezinho, a vítima da doença era moradora do município – mais precisamente no bairro Vila Setti. Por esta série de questões e pela internação inicial não ter a Covid-19 como principal motivo à época, o óbito demorou a aparecer nas estatísticas.

O primeiro óbito registrado no município aconteceu há um mês, em 10 de julho, e também era de uma pessoa que fazia parte do grupo de risco (77 anos), porém esta primeira vítima não tinha histórico de comorbidades.