Covid-19

EM 4 MESES, COVID-19 MATA MAIS DO QUE ASSASSINATOS E ACIDENTES DE TRÂNSITO EM TODO 2019 NO BRASIL

De acordo com balanço divulgado nesta sexta (24), país registrou 2.348.200 infectados pelo coronavírus e 85.385 óbitos em decorrência da doença

Funcionários trabalham no sepultamento de vítimas da Covid-19 no Cemitério Vila Formosa, zona leste de São Paulo
Foto: Fotoarena / Agência O Globo

Da Assessoria


Em pouco mais de quatro meses da pandemia do coronavírus no Brasil, o número de vítimas de Covid-19 já supera a soma de mortes por acidentes de trânsito e assassinatos registradas em todo o ano passado. Nesta sexta (24), o país chegou a 85.385 óbitos em decorrência da doença, segundo a última parcial divulgada pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Entre janeiro e dezembro de 2019, foram 40.721 mortes no trânsito no Brasil, de acordo com informações da Seguradora Líder-DPVAT. As vidas perdidas durante a pandemia no país ultrapassaram essa marca no início do mês passado. Em 11 de junho, eram 41.058 vítimas fatais da Covid-19.

Os crimes violentos – homicídios dolosos, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte – atingiram patamar de 44.102 ocorrências em todo o território nacional no último ano, conforme dados mais recentes do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). Somando esses crimes com os acidentes de trânsito, foram 84.823 mortes em 2019.

Segundo o Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp), base de dados do MJSP, no ano passado, houve 41.529 homicídios dolosos (quando há intenção de matar), 1.665 latrocínios (roubo seguido de morte) e 908 lesões corporais seguidas de morte. O sistema não registra os óbitos em decorrência de ação policial.

Em 2020, foram 12.115 crimes violentos entre janeiro e março, útimo mês atualizado pelo Sinesp. Segundo o Monitor da Violência, levantamento do G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, são 19.382 crimes violentos nos cinco primeiros meses deste ano, o que representa uma alta de 7% em relação ao mesmo período de 2019.

O balanço sobre os índices de Covid-19 no país divulgado pelo consórcio de imprensa apontou ainda que 2.348.200 brasileiros foram infectados pelo coronavírus no país até agora. De ontem para hoje, foram notificadas 58.249 novas contaminações. De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro caso da doença no Brasil foi registrado em 26 de fevereiro. Já o primeiro óbito foi reportado em 16 de março em São Paulo.

O monitoramento dos casos está sendo feito pelo consórcio de veículos de imprensa composto por O Globo, Extra, G1, Folha de S. Paulo, UOL e Estado de S. Paulo. O boletim é fechado diariamente às 20h, com outras duas parciais divulgadas sempre às 8h e 13h. A iniciativa foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde na gestão do interino Eduardo Pazuello.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos em números absolutos, atrás somente dos Estados Unidos, que tem mais de 4 milhões de contaminados, segundo ranking elaborado pela Universidade de Johns Hopkins. O terceiro lugar é ocupado pela Índia com cerca de 1,3 milhão de infectados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo