Covid-19

Saúde confirma contaminação no Hospital Regional

Segundo a Sesa, pelo menos no momento não há risco de interdição da UTI exclusiva para Covid 

Da Assessoria


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), confirmou no final da tarde de segunda-feira (20), a ocorrência de três casos de contaminação por coronavírus ocorrido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP). Trata-se de três funcionários do setor de enfermagem, mas não há risco de interdição da unidade, elo menos até o momento.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Sesa, considera-se surto, estabelecimentos com mais de três casos confirmados por RT-PCR, o tipo de exame mais preciso no diagnóstico de coronavírus. no mesmo local e mesmo período. “Dado esta definição, foram confirmados três casos entre profissionais de saúde no Hospital Regional do Norte Pioneiro. A Sesa teve conhecimento dos casos citados e já realizou a devida verificação junto à equipe de saúde local”, esclarece a nota.

Segundo a assessoria, as medidas de prevenção e controle foram tomadas e o hospital tem acompanhado de perto os casos suspeitos, seja de pacientes ou de profissionais.

Segundo a Sesa, os profissionais foram ouvidos, juntamente ao serviço de controle de infecção hospitalar da instituição. “Até o presente momento não houve indicativo de interdição por parte da Vigilância Sanitária da Sesa”, informa.

Encerrando, a nota esclarece que a Secretaria, juntamente com a equipe local, continuará acompanhando as ações do estabelecimento, para garantir a adoção de todas as medidas pertinentes, bem como para o apoio e orientações necessárias.

Tensão

A informação de contaminações por coronavírus na UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro provocou um clima de tensão entre os demais funcionários, inclusive de unidade que não tem qualquer ligação com o setor de emergência. Segundo uma fonte, uma das enfermeiras que contraiu o coronavírus também trabalha em outras unidades do hospital.

A UTI do HRNP, com 10 leitos, enquanto durar a pandemia, tem sua utilização exclusiva para pacientes acometidos de Covid-19. A estrutura total é de 30 leitos, entre intensivos, semi-intensivos e enfermaria.     Já o Hospital Regional tem 73 leitos e atende 22 municípios da 19ª Regional de Saúde. A UTI será mantida dentro do perfil assistencial do hospital, que é atenção materno-infantil e traumato e ortopedia



Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo