pandemia

Covid-19 cresce e atinge 100% dos municípios da 19ª Regional de Saúde

Último Boletim Epidemiológico confirma casos positivos do coronavírus nas 22 cidades da região

JACAREZINHO

Dayse Miranda


O número de casos positivos do Covid-19 vem crescendo gradativamente no Norte Pioneiro, e após 103 dias do primeiro registro na região, o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), aponta que as 22 cidades (100%) que compõe a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho já testaram casos positivos para a doença. A evolução significativa dos últimos dias, já soma mais de 700 casos confirmados na regional (dados das secretarias municipais).

Dados do dia 7, apontam que o município que lidera com número de casos positivos para Covid-19 é Santo Antônio da Platina com 139 casos confirmados, 93 recuperados, 37 casos ativos e 4 óbitos. O município de Jacarezinho aparece na sequência com 89 casos confirmados, 50 recuperados e 117 casos em investigação.

Das 22 regionais no Estado, a 19ª ocupa o nono lugar no ranking do Coeficiente de Mortalidade por Regional de Saúde (óbitos por 100 mil habitantes), com índice de 6,9. Na liderança do ranking a 18ª Regional de Cornélio Procópio apresenta o maior índice do Estado 15,7.

ISOLAMENTO

Enquanto o Paraná segue em segundo lugar no ranking do isolamento social com 53,19%, só perdendo para o Rio Grande do Sul, que apresenta um índice de 57,84%, a Sesa anunciou que o Estado não possui um índice de isolamento próprio por município. Ou seja, não há um monitoramento real nas regionais de saúde por cidades do percentual de isolamento social.

PROJEÇÃO

A projeção do governo com base no levantamento do Instituto de Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), indica que casos podem crescer até 54,5% nos próximos quatro dias. Nesta quarta-feira, 8, o estado registrou 34.308 confirmações da Covid-19 e 851 mortes, segundo o boletim da Sesa. Pela projeção mais pessimista, entre três cenários (pessimista, tendencial e otimista), esse número chegaria a 53.077 casos em 12 de julho.

A pesquisa aponta que o cenário tendencial para os próximos dias aponta que o Estado chegaria em 44.679 diagnósticos positivos. Já no cenário otimista, o Paraná alcançaria 38.380 casos nos próximos quatro dias.

A Secretaria de Estado da Saúde, orienta que manter-se em isolamento domiciliar e com distanciamento social para evitar a propagação do vírus. “A 19ª Regional tem dado orientações por meio de videoconferência aos municípios, visita in loco nas grandes empresas, hospitais e nos municípios para monitoramento e orientação aos casos de Covid-19, além de em situações de surtos, a Regional está indo in loco para verificar as ações realizadas”, disse em nota.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios