Tecnologia

Seminários virtuais irão avaliar uso da água no Paranapanema

Projeto visa identificar o perfil de uso da água das indústrias e boas práticas na bacia hidrográfica

Foto: Antônio de Picolli

Da Assessoria

A Agência Nacional de Águas (ANA), atendendo a uma demanda do CBH Paranapanema, contratou um estudo que irá identificar as boas práticas desenvolvidas pelas indústrias localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O objetivo é caracterizar o perfil de uso da água e estimar a carga efluente potencialmente poluidora das indústrias, considerando as reduções geradas pelas ações sustentáveis de racionalização do uso da água e tratamento ou reuso de efluentes.

Este levantamento visa constituir um conjunto consistente de informações a respeito das demandas e cargas potencialmente poluidoras lançadas nos corpos d’água, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão de recursos hídricos. 

A lacuna de conhecimento foi identificada no Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema) aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) que solicitou a realização do estudo à ANA.

Iniciado em 2019, as seguintes etapas já foram desenvolvidas referem-se ao levantamento das Indústrias que atuam na Bacia Hidrográfica; levantamento junto aos órgãos gestores dos usos outorgados e licenciados; realização de duas oficinas com o objetivo de apresentar o projeto e levantar boas práticas na Bacia; e, envio de questionário aos usuários cadastrados.

Em continuidade ao estudo, no mês de julho, serão realizados quatro Seminários Virtuais para apresentar os resultados preliminares das etapas anteriores, receber contribuições e consolidar os dados levantados. O Seminário é gratuito e conta com a participação das indústrias presentes no Paranapanema.

Os Seminários Virtuais são divididos por setores:

•   Dia 07/7 – às 14horas – Setor sucroenergético

•   Dia 14/7 – às 14horas – Setor papel e celulose

•   Dia 21/7 – às 14horas – Setor bebidas alcoólicas

•   Dia 28/7 – às 14horas – Setor abate e frigorífico

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo