Casos de Covid-19 disparam com mais de 100 registros em 20 dias

De acordo com boletim do município mais recente, são 103 moradores com diagnóstico positivo para a doença

Da Redação

Mais de 100 casos em um intervalo de 20 dias. Este é o cenário da Covid-19 em Cornélio Procópio, que dá ao município um dos avanços mais rápidos da doença em todo interior do Paraná. No total, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde local, são 103 diagnósticos positivos.

Para se ter uma ideia da velocidade do contágio entre os moradores, de acordo com dados fornecidos pelo próprio município, Cornélio Procópio iniciou maio com apenas um caso de Covid-19 confirmado.

No dia 21 de maio houve registro do primeiro óbito em decorrência da doença. Neste mesmo informe também foram divulgados que os casos confirmados chegaram a 23.

Na última sexta-feira (29) o boletim do município apontava para 60 casos confirmados e 130 em investigação, ou seja, aguardando resultado dos exames. Com os testes prontos, os números chegaram a 103 casos, segundo informe desta semana.

E as estatísticas podem continuar crescentes. Isso porque ainda são 90 pacientes que aguardam resultados dos exames, o que pode dar ao município novos diagnósticos positivos. São registrados ainda dois óbitos, 21 casos curados e 349 descartados.

ENTRE OS 10

Com os números, Cornélio Procópio entra para o ranking dos 10 municípios do Paraná com maior número total de casos confirmados de Covid-19, ficando atrás apenas de Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais – levando em consideração dados do governo do Estado sobre casos confirmados por municípios.

Cornélio Procópío é ainda o primeiro município do Estado com menos de 50 mil a ultrapassar a marca dos 100 casos de Covid-19.

MEDIDAS

O município já cogita adotar novas medidas restritivas à proliferação da doença. Recentemente o município determinou, entre outros, o fechamento de alguns locais públicos e trevos de acesso. Entretanto, até o fechamento desta edição não foi possível verificar junto à prefeitura se o fechamento das atividades comerciais não essenciais será realmente efetivada nos próximos dias.