
De: Imprensa Sanepar
A falta de chuva das ultimas semanas está provocando uma estiagem prolongada e consequentemente a queda das vazões nas captações superficiais e subterrâneas e podem prejudicar o abastecimento nos municípios de Santo Antonio da Platina, Conselheiro Mairinck, Siqueira Campos, Ibaiti e Quatiguá.
No entanto em situações assim a população precisa colaborar, fazendo uso racional e consciente da água.
Neste período, a água deve ser priorizada para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
– Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.