Geral

Agenda de eventos técnicos da exposição começa nesta quarta

Curso sobre Cultura do Maracujá, Encontro de Olericultura Orgânica e 1º Grand Prix Agrotec acontecem simultaneamente

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale

Começa nesta quarta-feira, 24, mais uma edição de eventos técnicos durante a realização da 47ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi), em Santo Antônio da Platina. Os eventos confirmados para o primeiro dia são: Curso sobre Cultura do Maracujá, Encontro Regional de Olericultura Orgânica e 1º Grand Prix Agrotec, que acontecem simultaneamente, iniciando a partir das 8 horas. Os eventos são realizados por meio de uma parceira do Instituto Emater, Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Governo do Estado e Sociedade Rural do Norte Pioneiro.

MARACUJÁ – O curso a ser ministrado sobre a Cultura do Maracujá promete ser completo tendo início no dia 24 e encerramento na quinta-feira, 25. Segundo o técnico em agropecuária, Osvaldo Martins Rodrigues, da Emater, o curso é específico para os produtores de Santo Antônio da Platina e Carlópolis, mas também para outros interessados em ingressar no cultivo desta cultura.

A prefeitura de Santo Antônio se compromete a fomentar os produtores locais subsidiando os insumos para a produção. Além disso, as propriedades de cultivo vão receber o acompanhamento da Emater (extensão rural), se servindo de unidades referência para futuros produtores. “O cultivo do maracujá é uma atividade nova na região, mas já é possível observar um futuro promissor, principalmente pelo retorno econômico satisfatório para os agricultores familiares. O curso vai abordar desde preparo de solo, adubações, podas, sistema de condução, controle, colheita, classificação até a comercialização”, explicou.

O curso será ministrado por Maria Helena da Cruz, na Faculdade de Santo Antônio da Platina a partir das 8 horas.

OLERICUTURA ORGÂNICA – O Encontro Regional de Olericultura Orgânica tem como público alvo os agricultores familiares – tanto os que já atuam na área da olericultura orgânica convencional, como também para aqueles que têm intenção de migrar para a olericultura orgânica. De acordo com o técnico agropecuário da Emater, a demanda dos consumidores por produtos orgânicos vem aumentando com intuito de melhorar a saúde. “Qualquer produto orgânico, em questões de saúde, é melhor, afinal são livres de agroquímicos, que são agrotóxicos e adubos (fertilizantes sintéticos que são recomendados na agricultura convencional) visando o controle de pragas”, observa Rodrigues.

Devido à demanda do consumo, aumentou também o numero de produtores, afinal fazendo o manejo correto, é garantia de sucesso. “Um das grandes preocupações do agricultor é a diminuição da produtividade no orgânico, mas em contrapartida a viabilidade técnica e econômica é mais rentável porque o produto é mais valorizado no mercado. Isso tudo sem falar da questão ambiental. Por isso, a organização deste evento está somente na primeira edição, mas em breve será trazido para a região mais conteúdos”, finalizou o técnico.  

O evento contará com a participação de vários palestrantes, depoimentos de produtores que já atuam no ramo, mostrando os resultados positivos e muito mais. O encontro acontece no Recinto de Leilões a partir da 8h30.

GRAND PRIX AGROTEC – E migrando para os avanços tecnológicos no campo, a Comissão Organizadora promove a 1ª edição do Grand Prix Agrotec voltada para o público jovem. O evento tem por finalidade apresentar as inovações tecnológicas a favor das atividades rurais. O técnico agrícola da Emater, Osvaldo Rodrigues detalha que este evento técnico tem por finalidade proporcionar a permanência dos produtores no campo – evitando o êxodo rural.

“Atualmente é visível a facilidade dos jovens compreender novas tecnologias e pensando nisso, o Grand Prix que ensinar os produtores para usarem essas ferramentas proporcionando a permanência, mudanças e melhorias no campo associadas as tecnologias modernas e rentabilidade”, detalhou.

O evento acontece no auditório da Faculdade de Santo Antônio da Platina com início ás 8h30.

Deixe um Comentário