Governo investe R$ 492 mil em reforma de oito salas no Colégio Rio Branco

Recurso também foi aplicado em reparos parciais do anfiteatro do estabelecimento de ensino

Orçamento contempla a reforma de oito salas de aula e reparos no anfiteatro 
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Dayse Miranda, especial para Tribuna do Vale


O Governo do Paraná investiu R$ 492 mil na reforma de oito salas de aula e reparos parciais do anfiteatro do Colégio Estadual Rio Branco, em Santo Antônio da Platina. Além disso, o Estado viabilizou 240 jogos escolares (mesas e cadeiras) para suprir as necessidades do estabelecimento de ensino. O colégio tem capacidade para 1.800 alunos, mas atualmente mantem cerca de 1.300 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos profissionalizantes, em três turnos. Em fase final de pintura, a diretoria se prepara para o ano letivo de 2019 e está com as matrículas abertas, inclusive dando oportunidade para os pais visitarem o local.

Diretora Sônia Pires comemora o resultado das obras no estabelecimento de ensino
CRÉDITO: Antônio de Picolli


Segundo o Departamento de Engenharia do Núcleo Regional de Educação (NRE), o anfiteatro necessita de um recurso complementar para outras manutenções necessárias, tais como, pintura, reforma no piso, forro e palco. O bloco de salas de aula já se encontra em perfeitas condições para atender os alunos. Ao todo, são 19 salas, mas apenas oito precisaram passar pela reforma devido às condições que se encontravam.

De acordo com a diretora do Colégio, Sônia Aparecida Justino Pires, nesta semana estão sendo realizadas as pinturas na parte inferior e exterior do estabelecimento de ensino. “O colégio está ficando lindo, sem problemas estruturais. Temos carteiras novas e já fizemos pedidos para receber outras. Será uma honra receber novos alunos, estamos pintando a fachada do colégio e toda parte interna”, comemora a diretora.

Orçamento contempla a reforma de oito salas de aula e reparos no anfiteatro
CRÉDITO: Antônio de Picolli

Desde o início do ano, Sônia já participou de reunião com lideranças e, inclusive, com a nova chefe do NRE, Ana Maria Molini, onde garantiram que a conclusão da reforma do Colégio Estadual Rio Branco é uma das prioridades da nova gestão. “Marcelo Palhares, por exemplo, tem sido uma das lideranças que me ajuda muito. Numa reunião há aproximadamente duas semanas, o governador Carlos Roberto Massa Junior se mostrou focado na educação e firmou compromisso de reformar o refeitório, auditório e laboratório”, detalhou.

REFEITÓRIO – Demolido por problemas estruturais e por oferecer risco aos alunos, a intenção agora é a construção um novo refeitório, com intuito de dar mais conforto aos estudantes. No final de 2017, a Secretaria do Estado de Educação (SEED) disponibilizou uma tenda ao colégio com a intenção de minimizar o problema até que fosse construído o espaço definitivo para as refeições. Porém, mais de um ano se passou e a tenda improvisada não se encontra em boas condições, situação ‘crítica’, pondera a diretora.   

Porém, com a nova gestão, Sônia aposta em 100% do empenho de Ratinho Junior para atender as demandas do estabelecimento de ensino.  O Departamento de Engenharia confirma, que o refeitório do Colégio Estadual Rio Branco está entre as prioridades do atual governo.