Vendaval deixa mais de 3.400 consumidores sem energia elétrica

Curto-circuito em alta tensão na região central da cidade provocou o apagão e atingiu empresas

Luiz Guilherme Bannwart


Vendaval provocou curto-circuito na rede de alta tensão
CRÉDITO: Divulgação/Copel

Moradores e comerciantes da região central e dos bairros Jardim Colorado e Vila Claro, em Santo Antônio da Platina, ficaram mais uma vez sem energia elétrica na tarde desta sexta-feira (14), por quase uma hora. Desta vez, segundo a Copel, o problema foi causado por fortes rajadas de vento localizadas em alguns pontos da cidade, que provocaram curto-circuito na rede de alta tensão.

De acordo com o gerente regional da Copel, Edison Bandeira, o problema foi detectado pela Companhia pontualmente às16h49 e solucionado às 17h47. A interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou 3.433 unidades consumidoras, porém, sem registro de danos até o momento. “O problema ocorreu nas proximidades da Estação do Ofício e danificou uma das chaves de manobra da rede. Um dos polos queimou, resultando na distribuição de energia de apenas uma das fases às unidades consumidoras”, explicou Bandeira.

Nas redes sociais, a maior parte das reclamações por conta do problema ocorreu em razão do calor acima da média registrado nos últimos dias na cidade. Com temperatura na casa dos 32 graus, e sensação térmica superior a 40 graus, os moradores e comerciantes sofreram com a falta de energia elétrica para manter ventiladores e equipamentos de ar condicionado em funcionamento.

Supermercados e bancos tiveram que interromper o atendimento por conta da queda de energia. Os terminais automáticos ficaram funcionando enquanto os aparelhos de “no breaks” suportaram fornecer energia elétrica ao sistema. O calor insuportável no interior de alguns estabelecimentos comerciais obrigaram as pessoas a ficar do lado de fora.

Vandalismo

Na tarde desta quarta-feira (12), um ato de vandalismo também deixou a área central do município sem energia elétrica por quase uma hora. Uma pessoa não identificada arremessou um tênis preso a um pedaço de madeira na rede elétrica, provocando um curto-circuito que rompeu um dos cabos de distribuição de energia. Conforme a Copel, 2.986 unidades consumidoras foram afetadas.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Simepar, o eixo de uma frente fria que poderia alterar as condições do tempo no Paraná não evolui sobre o continente. O forte calor predomina sobre todas as regiões paranaenses. À tarde as condições atmosféricas indicam a formação de núcleos isolados de precipitação.

Neste sábado (15), as condições atmosféricas não mudam sobre o Paraná. Com as temperaturas elevadas juntamente com a umidade presente na atmosfera, favorece a formação de núcleos isolados de chuvas. Em alguns pontos, as chuvas virão acompanhadas de descargas elétricas com chances de rajadas de ventos moderados a fortes.

A previsão para o Norte Pioneiro é de mais calor no fim de semana, com temperatura na casa dos 32 graus. A umidade relativa do ar será de 40%, com 10% de probabilidade de chuva e precipitação acumulada de 3.1 milímetros. A região pode registrar rajadas de vento de 17 km/h.