Santo Antônio da Platina

Governadora eleva Seção de Bombeiros a Subgrupamento Independente nesta quarta

SGBI terá reforço do efetivo e ampliação da sua estrutura administrativa e operacional


SGBI funcionará na sede atual do Corpo de Bombeiros até a conclusão das obras do novo quartel
CRÉDITO: Luiz Guilherme Bannwart

Luiz Guilherme Bannwart

A governadora Cida Borghetti vai estar nesta quarta-feira, (5) em Santo Antônio da Platina para elevar a Seção de Bombeiros do município à Subgrupamento de Bombeiros Independente, ligado diretamente ao comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O decreto assinado pela governadora no dia 12 de novembro também autoriza a construção do novo quartel da corporação, onde deve funcionar o maior SGBI do Estado.

O comandante do 3º GB de Londrina, major Ezequias de Paula Natal, disse que a demanda junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná pela instalação do Subgrupamento de Bombeiros Independente em Santo Antônio da Platina era antiga, e mobilizou várias lideranças “que brigaram incansavelmente pelo projeto”.

Novo quartel do Corpo de Bombeiros terá 2.163 m² e será construído na antiga sede do Dnit
CRÉDITO: Luiz Guilherme Bannwart

“O sonho de conquistarmos o SGBI para o Norte Pioneiro só está se tornando realidade graças ao empenho do Governo do Estado, através do deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná Abelardo Lupion, e do ex-vereador platinense Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto, pessoas que sempre buscaram aprimorar as atividades do Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro, bem como agilizar os serviços administrativos, os quais muitos deles eram resolvidos na sede do 3º Grupamento de Bombeiros na cidade de Londrina”, pondera Natal.

O ex-prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto, também comemorou muito o anúncio da governadora Cida Borghetti autorizando a construção do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente no município. Ele lembrou o empenho do Executivo junto ao ex-comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Jefferson Gregório (que morreu precocemente em um grave acidente na BR-153, em 2017) para que o projeto se tornasse realidade.

SGBI funcionará na sede atual do Corpo de Bombeiros até a conclusão das obras do novo quartel
CRÉDITO: Luiz Guilherme Bannwart

Ao todo, 22 municípios (cerca de 300 mil habitantes) serão atendidos com a nova estrutura. A construção do novo quartel está prevista para ser iniciada ainda este ano e deverá ficar pronta em 24 meses. A edificação com 2.163 m² será construída em uma área com mais de cinco mil metros quadrados e está orçada em R$ 9.404.383,13. A corporação será instalada no imóvel onde funcionava o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), na Vila São José, e contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa.

Soleinidade

A efetivação da Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina a Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) acontece amanhã, às 15h30, no quartel de Santo Antônio da Platina, que passará a ter novo comandante, o capitão Angelino José de Siqueira, que atualmente responde pelo Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio.

Deixe um Comentário