Banda B

A Polícia Civil do Paraná participa nesta quinta-feira (22), da Operação Luz na Infância 3 com o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão. A operação investiga crimes relacionados a pornografia infantil no Paraná. As ordens são cumpridas em Curitiba, Maringá, Mandaguari, na região norte, Paranavaí, no noroeste, e Cascavel, no oeste.

A ação coordenada envolve Polícias Civis do Distrito Federal e de 18 estados além do Corpo de Investigações Judiciais (CIJ) do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Argentina.
As equipes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A partir de dados coletados em ambientes virtuais, essas informações comprovariam a autoria e a materialidade do crime, segundo a polícia.
A força-tarefa é coordenada pelo Ministério da Segurança Pública (MSP) e ocorre desde as primeiras horas da manhã. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.
Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MSP), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
Esse conhecimento produzido foi repassado às Polícias Civis – em especial às delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais para expedição dos mandados de busca e apreensão.
As ações simultâneas realizadas no Brasil e na Argentina mobilizam um efetivo aproximado de 1000 policiais.