Irracionalismo impressionante

* Amadeu Garrido de Paula


Irretocável, como não poderia ser diferente, o diagnóstico da atual conjuntura política no Brasil expresso por nosso decano de História, Boris Fausto (Valor, Especial, 3/10); avaliação melhor não poderia ter sido publicada nestes dias que antecedem o voto.

O merecido acréscimo está na crença quanto a um potente antibiótico que nos salve da septicemia de ambos os extremos que lideram, mas que nos poderão nos levar a uma ditadura insidiosa, pois já se foi o tempo de golpes de generais, diz o grande intérprete do drama brasileiro. 

Hoje tudo é dissimulado, embora o tosco Bolsonaro já tenha adiantado francamente o perigo que representa. O outro lado, corroído por corrupção que fez um mal terrível a todos os grupos de esquerda do mundo, ainda não se limita a pretender governar, mas desenvolve um solerte e repulsivo projeto de poder.

A superação desse câncer avançado poderá emergir de uma grande surpresa, a eleição de um candidato da chamada “terceira via”, pelos eleitores, em maioria,  a quem repugnam ambos os propalados líderes, e que comparecerão no próximo domingo, em princípio, ao mais triste dia eleitoral de nossa vida democrática.

Amadeu Garrido de Paulaé Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.