Cadernos

Auxílio emergencial: Saiba se você é uma das 627 mil pessoas que precisam devolver o benefício

Alertas sobre a devolução do benefício estão sendo enviados por SMS nessa que é a segunda fase de restituições.

PorRedação Capitalist

O governo federal começou a enviar desde a última segunda-feira, 4, notificações via SMS aos cidadãos que receberam o auxílio emergencial indevidamente e que agora precisam devolver os recursos aos cofres da União. De acordo com o ministério da Cidadania, cerca de 627 mil pessoas receberam, em algum momento, o dinheiro da ajuda sem atender as regras estabelecidas pelo programa.

Também terão de devolver os recursos do auxílio os cidadãos que, ao declararem o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), já geraram o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para a restituição de parcelas do programa, mas ainda não fizeram o pagamento.

SMS

Os alertas sobre a devolução do auxílio emergencial estão sendo enviados por SMS pelos números 28041 ou 28042. Sendo assim, qualquer mensagem recebida de números diferentes, e que tratam sobre esse assunto, devem ser desconsideradas, explicou o Ministério da Cidadania.

Essa é a segunda fase de restituições do auxílio emergencial. Em agosto, cerca de 650 mil pessoas foram notificadas da necessidade de devolução do dinheiro recebido de forma indevida. Somados os dois grupos, o número de devoluções deve chegar a 1,3 milhão de pessoas.

Como devolver o auxílio emergencial

Os cidadãos que receberam a mensagem de texto informado da DARF em aberto deverão quitar o documento ou acessar o endereço eletrônico para denunciar fraude, se for o caso. Também é possível informar divergência de valores pelo mesmo site.

No caso daqueles que não possuem DARF em aberto, mas contam com valores a devolver, é necessário acessar o endereço eletrônico do Ministério da Cidadania e inserir os dígitos do CPF. Após preenchidas as informações, o cidadão poderá realizar o pagamento da dívida nos canais do Banco do Brasil ou em outras instituições, caso ele selecione essa opção durante a emissão da GRU no sistema.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios