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O poder público e as falhas na comunicação com o cidadão

Marcelo Vitorino, especialista em marketing e comunicação política, ensina estratégias que podem ser adotadas por gestores para prestar um serviço de qualidade ao cidadão dar mais transparência, agilidade e reputação para a gestão

Da Assessoria

Na maior parte do Brasil há uma insatisfação do cidadão em relação ao acesso a informações essenciais, ao atendimento e ao relacionamento dos órgãos públicos com a população. Mesmo com a possibilidade do uso da internet para fazer essa aproximação, são raros os governos, prefeituras e instituições que mantém canais de comunicação eficientes para resolver os problemas do cidadão.

O professor e consultor de marketing político, Marcelo Vitorino, explica que o foco da comunicação de órgãos públicos deve ser informar e aproximar as pessoas da gestão com ações que resolvam os problemas da população e facilitem o dia a dia de quem precisa dos serviços públicos.

“O cidadão quer ser ouvido, quer ter um canal onde possa buscar informações sobre como fazer a matrícula na escola, como conseguir uma consulta, reclamar e de fato ter seus problemas resolvidos. E com a internet e as ferramentas digitais, como estratégia de impulsionamento para entrega de conteúdo segmentado, uso de WhatsApp, sites, aplicativos móveis e uso de automação como Chatbot é possível fazer uma comunicação mais eficiente”, declara Vitorino

Vitorino afirma que ter uma comunicação institucional eficiente conecta o cidadão ao governo, reduz custos da gestão, estabelece canais de comunicação para emergências – como calamidades públicas -, aumenta o nível de confiabilidade no gestor, que não fica refém de notícias falsas, e estabelece canais para além da imprensa para conversar com o cidadão. Além de ser capaz de melhorar a reputação da cidade ou do estado, atraindo investimentos e pautando a mídia, inclusive internacional.

Descumprir legislação pode causar cassação do mandato
Além da atenção com o cidadão, Vitorino alerta que gestores e profissionais de comunicação que atuam em órgãos públicos precisam estar atentos à legislação. “Vejo muitos casos de prefeitos que correm o risco de perder o mandato ou responderem a processo por desconhecerem a legislação. A lei é clara ao afirmar que a publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. E o que mais vemos são políticos fazendo promoção pessoal e cometendo ilegalidades nos canais oficiais dos órgãos públicos por desinformação”, destaca Vitorino.

No ano passado, a Justiça Federal do Distrito Federal proibiu o governo de usar redes sociais oficiais para promover o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades. Outro caso emblemático foi a cassação dos direitos políticos do ex-prefeito de Mairiporã, Dr. Márcio Pampuri, que mesmo não sendo reeleito teve seus direitos políticos cassados e ficou inelegível por uso indevido da comunicação institucional.

O desconhecimento de alguns gestores em relação à legislação e ao uso correto da internet levou Marcelo Vitorino a criar o Manual de Conduta e Recomendações em Mídia Digital para a Prefeitura do Rio de Janeiro na gestão de Marcelo Crivella. O material foi replicado em outras prefeituras do país e é utilizado como referência por muitos gestores.

Curso para comunicação de governo e instituições públicas
Marcelo Vitorino acredita que boa parte dos gestores comentem erros e ilegalidades por desinformação e falta de conhecimento sobre as infinitas possibilidades de como fazer uma comunicação institucional eficiente. “Prefeitos e principalmente secretários não costumam receber treinamento para assumir o cargo. Por isso é tão importante que busquem qualificação e conhecimento. Foi vendo essa dificuldade que resolvi criar o curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas”, relata Vitorino.

O curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas será ministrado pelo professor Marcelo Vitorino em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), nos dias 31 de março e 1º de abril. As aulas serão ministradas no Instituto, em Brasília, com transmissão ao vivo para todo o País. Informações e inscrições pelo site www.comunicacaodegovernos.com.br.

Segundo o professor, o curso ensina profissionais e gestores a estruturar a comunicação de uma instituição desenvolvendo uma comunicação eficiente com o cidadão, garantindo mais agilidade, transparência, posicionando a instituição perante os públicos prioritários e evitando possíveis crises de imagem.

“O aluno aprende a entender o cenário e o perfil do cidadão, os limiteis legais da comunicação institucional, elaborar estratégias e planejar ações de comunicação, mensurar resultados, produzir conteúdos para os diferentes públicos e canais, como o site da prefeitura e as redes oficiais. O curso é repleto de exemplos práticos”, detalha Vitorino.

Vitorino destaca que a comunicação de governo tem o papel fundamental de informar o cidadão sobre os serviços públicos. Contudo, se for feita de maneira adequada, ela tem como consequência a construção da marca de uma gestão consolidando reputação, como por exemplo, a gestão que mais fez obras, a que resolveu o problema financeiro da cidade, a que acabou com o racionamento de água, que incentivou a cultura.

Serviço:
Curso para comunicação de governos e instituições públicas
Quando: 31/3 e 1º /4 presencial em Brasília ou on-line para todo o Brasil
Sexta, dia 31 de março: das 16h às 20h
Sábado, dia 01 de abril: das 9h às 17h

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