Andirá

Andirá confirma variante de Covid-19 circulante

Exames laboratoriais identificaram a nova variante P1 em duas pacientes; uma delas veio a óbito

Da Redação

A capacidade de transmissão da variante P1 é até duas vezes maior que o novo coronavírus da cepa originada na China
CRÉDITO: Reproduçã
o

A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá, emitiu uma Nota Pública na quarta-feira, 17, informando aos munícipes de todo Norte Pioneiro que foi detectada a nova variante P1 na cidade em casos positivados de Covid-19. A confirmação foi possível após a realização de exames laboratoriais pelo Estado do Paraná.

A variante P1 teve origem no Amazonas e sua capacidade de transmissão é até duas vezes maior que o novo coronavírus da cepa originada na China. Segundo vídeo veiculado nas redes sociais, a prefeita Ione Abib e a secretária de Saúde Ednyra Ferreira a variante foi encontrada em duas pacientes. Uma delas foi a óbito, e a outra teve um quadro grave de internação fora do Município, mas conseguiu se recuperar.

“Possivelmente muitos outros casos que tivemos na cidade podem ter sido consequência dessa variante. Embora não tenhamos resultados físicos, foi uma fase bastante agressiva da doença. Com as investigações dos casos, chegamos a um senso comum, os infectados estavam vindo de reuniões, sejam familiares, bares, festas”, lamenta a prefeita.  

Diante disso, a prefeita solicita para que a população de Andirá e toda região do Norte Pioneiro reforce os cuidados com a higiene e distanciamento social. “As pessoas de Andirá estão indo buscar o vírus lá fora, precisamos demais consciência, viagens e festas desnecessárias. A prefeitura não tem condições mais de ser babá de 20 mil habitantes, a variante pode ainda estar circulante. A prudência deve ser a palavra-chave do momento, devendo-se ter paciência na espera da vacinação e, enquanto isso não acontece, o que deve reinar é a prevenção”, disse a Ione .

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado no dia 17, Andirá tem 48 casos ativos (sendo 40 em isolamento domiciliar, 8 hospitalizados e 01 na UTI), 1067 casos recuperados, 37 casos em investigação e 36 óbitos.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios