DestaquesGeral

De pastelaria em Curitiba a mais de 470 farmácias: a trajetória de sucesso da Nissei

Fundador Sérgio Maeoka conciliou por oito anos uma farmácia e uma pastelaria para sustentar a família e manter o negócio em funcionamento; hoje, a rede está presente em cinco unidades federativas

Primeira unidade da farmácia Nissei, fundada em 1986. Foto: Acervo/ Grupo Nissei

Banda B

A história de uma das maiores redes de farmácias do Brasil começou com uma pequena loja em Curitiba e uma estratégia inusitada para manter as contas em dia. Em 1986, Sérgio Maeoka abriu a primeira unidade da Nissei no bairro Mercês, mas o faturamento inicial não era suficiente para sustentar a família. Para contornar a situação, ele abriu uma pastelaria no bairro Parolin e passou oito anos dividindo a rotina entre os dois negócios.

Quarenta anos depois, a empresa conta com mais de 470 lojas, cerca de oito mil colaboradores e presença no Paraná, em Santa Catarina, em São Paulo, em Goiás e no Distrito Federal.

Os primeiros passos no comércio

A relação de Maeoka com o comércio começou ainda na infância, no interior do Paraná, quando entregava leite e vendia alface produzida pela família. Na adolescência, começou a trabalhar em uma farmácia de Apucarana, inicialmente como office-boy e, posteriormente, como atendente.

Após uma geada atingir as lavouras de café da família, em 1975, ele se mudou para Curitiba, onde trabalhou em uma drogaria e adquiriu experiência em controle de estoque, organização de produtos e administração de funcionários.

Mais tarde, assumiu a gestão de quatro farmácias de um médico que pretendia formar uma rede. Com a venda da empresa para quitar dívidas, Maeoka precisou buscar uma nova oportunidade para empreender.

Em junho de 1986, realizou o sonho de abrir a própria farmácia no bairro Mercês. O nome Nissei já havia sido escolhido, inspirado nas raízes japonesas da família e nos valores de respeito, honestidade e trabalho.

Sérgio Maeoka, fundador da Nissei. Foto: Reprodução/Grupo RIC Mercado Paraná

Oito anos entre pastéis e medicamentos

Como a farmácia ainda não gerava renda suficiente para pagar as despesas domésticas, Maeoka decidiu abrir a pastelaria Oishi, no Parolin. O nome significa “gostoso” em japonês.

A rotina começava às 6h, com o preparo de pastéis e coxinhas. Por volta das 7h, ele deixava a mãe e a irmã responsáveis pelo estabelecimento e seguia para a farmácia. No horário do almoço, voltava de ônibus para ajudar no atendimento da pastelaria.

Enquanto o dinheiro dos salgados ajudava a sustentar a família, o faturamento da farmácia era reinvestido na compra de mercadorias e na manutenção do negócio.

Em entrevista ao programa Grands por Bessa, da Jovem Pan News Curitiba, o empresário explicou que só deixou a pastelaria quando a rede estava próxima de chegar à quarta unidade.

Durante oito anos, a renda do segundo negócio foi fundamental para que a farmácia continuasse funcionando até conquistar condições de se sustentar por conta própria.

Unidade da Rua Monsenhor Celso, no Centro de Curitiba, antigamente. Foto: Acervo/ Grupo Nissei

Expansão começou pelo Paraná

Com a consolidação da primeira loja, Maeoka iniciou a expansão pela capital paranaense. Pouco mais de uma década depois da inauguração, a Nissei já contava com 30 unidades em Curitiba.

Em 2004, a rede avançou para o interior do Paraná, com lojas em Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu. Em 2007, alcançou a marca de 100 unidades e passou a integrar o grupo das dez maiores redes de farmácias do Brasil, segundo o histórico divulgado pela companhia.

A expansão continuou com a aquisição da Drogamed, em 2008, e a chegada a Santa Catarina, em 2011. No ano seguinte, a empresa começou a operar em São Paulo, com unidades em Bauru, Lins e Marília.

Mudanças no modelo de farmácia

O crescimento também foi acompanhado por mudanças no formato das lojas. Após conhecer redes norte-americanas como CVS e Walgreens, Maeoka passou a apostar em um modelo que combinava medicamentos com produtos de higiene pessoal, cosméticos, vitaminas e outros artigos de conveniência.

A partir de 2000, a empresa começou a adaptar esse conceito ao mercado brasileiro, investindo em lojas maiores e na ampliação das categorias de produtos oferecidos aos consumidores.

Nos anos seguintes, novas aquisições fortaleceram a operação. Em 2022, após adquirir a Merco Soluções em Saúde, a companhia passou a se chamar oficialmente Grupo Nissei. Em 2023, incorporou a MedMe e adquiriu 60 pontos comerciais da rede Poupafarma, em São Paulo.

Em 2024, chegou a Goiás e ao Distrito Federal por meio da aquisição de 32 pontos da Rede Santa Marta. No mesmo ano, alcançou 400 lojas.

Rede mantém raízes paranaenses

Atualmente, a Nissei reúne mais de 470 unidades distribuídas por aproximadamente 130 cidades, segundo informações fornecidas pela empresa. A rede mantém operações no Paraná, em Santa Catarina, em São Paulo, em Goiás e no Distrito Federal.

Alexandre Maeoka, filho do fundador e atual CEO da companhia, destacou a importância das origens paranaenses para a trajetória do grupo.

A história da empresa começou com uma pequena farmácia que precisou do apoio de uma pastelaria para sobreviver. A dedicação de Sérgio Maeoka durante os primeiros anos permitiu que o negócio crescesse gradualmente até se transformar em uma rede de alcance nacional, mantendo Curitiba como ponto de partida de sua trajetória.

Botão Voltar ao topo