CulturaJacarezinho

Oficina Cênica de Coro é realizada em Jacarezinho

No último dia 20, o Galpão CNX, em Jacarezinho (PR), recebeu a oficina cênica “Coro e Coralidade”, reunindo cerca de 26 participantes de Jacarezinho, Cambará, Andirá, Curitiba e Ourinhos (SP). Realizada de forma gratuita, a atividade foi voltada a artistas cênicos, músicos e demais interessados, integrando a contrapartida social do projeto CODA.

A atividade teve como ministrantes Bruno Porfirio e Renan Bonito, e criou um espaço de experimentação, aprendizado e troca entre os participantes. Durante o encontro, o grupo explorou práticas que articulam corpo, presença, voz e musicalidade, evidenciando a potência do coletivo como linguagem artística e ampliando o acesso à formação cultural, ao incentivar novas possibilidades de criação. A realização da oficina também reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento das práticas artísticas locais.

Além de seu caráter formativo, a oficina também se apresentou como um primeiro momento de compartilhamento público do projeto CODA, que até então vinha sendo desenvolvido por meio de pesquisas histórico-culturais, construção dramatúrgica e elaboração da trilha sonora original.

O projeto CODA é a nova produção original da Companhia da Terra, grupo teatral de Jacarezinho fundado em 2018, que já trabalhou com a linguagem do coro em montagens anteriores. A oficina, nesse sentido, também pode contribuir para a seleção de participantes para a composição do coro cênico-musical do espetáculo, ainda sem data de estreia definida.

Idealizado pelo pesquisador e agente cultural Andrei Domingos Fonseca, o projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Botão Voltar ao topo