

Recurso estadual fortalece desenvolvimento econômico e projetos estratégicos
Assessoria
Na manhã da sexta-feira (23), o prefeito Gil Martins e a vice-prefeita Terezinha Maiorky – que também responde pela Secretaria Municipal de Assistência Social – receberam, no gabinete do Executivo, o Secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, Alex Canziani.
Durante a visita, o secretário anunciou o repasse de R$ 1.227.339,00, por meio do Programa Fundo a Fundo, investimento que irá fortalecer ações estratégicas voltadas à inovação, tecnologia e desenvolvimento local, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santo Antônio da Platina.


O diretor do Departamento Municipal de Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante, Walter Francisco Lemos (Chico), explicou que parte dos recursos será destinada ao Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (CDTI), para aquisição de mobiliários e equipamentos. Segundo ele, o valor foi transferido diretamente do Fundo Estadual de Inovação para o Fundo Municipal, sendo operacionalizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Outra parcela do investimento será aplicada na implantação de um espaço de coworking, modelo de trabalho colaborativo que compartilha infraestrutura como internet, salas de reunião, recepção e ambientes integrados. O recurso também permitirá a aquisição de veículos e lousas digitais.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Ferreira Coelho, destacou que o valor já está disponível na conta do Município e será utilizado de forma estratégica. “Esse recurso contribuirá diretamente para projetos que geram oportunidades, modernizam a gestão pública e impulsionam o crescimento sustentável da nossa Cidade”, afirmou.
Também fizeram uso da palavra na reunião o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santo Antônio da Platina, José Alex Gonçalves Figueira; o representante da Casa Civil do Governo do Estado no Norte Pioneiro, Juarez Leal Daio; e a vice-prefeita Terezinha Maiorky. A condução do encontro ficou a cargo do Secretário Municipal de Governo, Tobias de Almeida Gostiche.
Em sua fala, o prefeito Gil Martins ressaltou seu reconhecimento à família Canziani, destacando a relação de proximidade e confiança construída ao longo dos anos. Ele também lembrou importantes conquistas recentes do município, como o fato de Santo Antônio da Platina sediar, ao longo de 2026, três Jogos Escolares, além da retomada da Platinense no cenário futebolístico.
Gil anunciou ainda que, com recursos da Deputada Federal Luísa Canziani, os refletores do Estádio Municipal José Eleutério da Silva, na Vila São José, passarão por melhorias e voltarão a funcionar, possibilitando a realização de competições noturnas.


Outro anúncio importante foi à confirmação de que Santo Antônio da Platina será uma das quatro cidades do Paraná a receber estrutura para implantação do projeto de recondicionamento de “lixo eletrônico”. A iniciativa permite a recuperação de equipamentos de informática, que depois são destinados a escolas públicas, projetos sociais e laboratórios de inclusão digital, reduzindo impactos ambientais e promovendo acesso à tecnologia.
O prefeito também informou que as obras da Escola Agrícola já estão sendo iniciadas e que o Município doou uma área de 18 mil metros quadrados para a construção da sede própria do Sesc/Senac, que receberá um investimento de aproximadamente R$ 55 milhões, sem custos para o Município. Além disso, as escolas municipais passarão a contarem breve com lousas digitais, fortalecendo o ensino com tecnologia.
Ao final, o Secretário Estadual Alex Canziani destacou a importância do planejamento e elogiou o trabalho da gestão estadual. Ele ressaltou que, dos 399 municípios do Paraná, apenas 48 conseguiram atender com agilidade às exigências para acessar investimentos em inovação e inteligência artificial. “Santo Antônio da Platina está entre esses municípios, graças à organização e ao comprometimento da gestão do prefeito Gil, Terezinjha e de toda equipe da Prefeitura, como servidores, diretores e secretários”, concluiu.



