Destaques

Crédito Fundiário avança em Santo Antônio da Platina com perspectiva de beneficiar 137 famílias agricultoras

Assessoria

Reunião organizada com apoio do deputado Zeca Dirceu reuniu 197 pessoas, entre futuros mutuários, técnicos e representantes do Banco do Brasil para esclarecer andamento dos processos

Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (13), Santo Antônio da Platina deu mais um passo importante para a consolidação da agricultura familiar no município. Os 197 membros das famílias envolvidas no projeto, além de proprietários das terras e representantes de instituições, participaram de uma reunião sobre a implantação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O encontro, realizado com o apoio e mobilização do deputado federal Zeca Dirceu, teve como objetivo principal esclarecer as famílias selecionadas sobre as normas e o andamento dos projetos de compra de quatro áreas – sendo três na região do Monte Real e uma no distrito da Platina – que devem abrigar aproximadamente 137 famílias.

O deputado Zeca Dirceu, defensor da agricultura familiar, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento local e a geração de oportunidades. “Nosso projeto do Crédito Fundiário avança em Santo Antônio da Platina, terra para pequenos produtores que querem produzir. É um passo fundamental para garantir que as famílias tenham acesso à terra e possam construir seu futuro com dignidade e autonomia”, afirmou o parlamentar.

Valter Pereira, coordenador regional do mandato do deputado federal, que vem acompanhando e participando ativamente da organização do projeto juntamente com os proprietários, os mutuários e os órgãos governamentais, destacou que são quase dois anos de muita dedicação. “Agora chegamos na reta final do projeto para as famílias terem acesso à terra e começar a produzir, e o apoio do deputado federal Zeca Dirceu foi fundamental, para garantir junto ao governo federal do presidente Lula disponibilidade orçamentária e o projeto não sofrer paralisação de continuidade. Esse é um projeto piloto, e continuaremos trabalhando para conseguir novas áreas na região para outras famílias serem atendidas”, informou.

A superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Leila Klenk, conduziu os esclarecimentos ao lado de técnicos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) e de um representante do Banco do Brasil, instituição financeira responsável pela gestão dos financiamentos. “Foi uma reunião para que a gente possa consolidar de vez o processo para a compra dessas áreas. Agora tem todo o projeto para terminar os projetos, que estão em fase já de término, que vai ficar a cargo da FETAEP e o acompanhamento, para que a gente possa, aí, no prazo mais rápido possível, esse recurso seja liberado”, explicou Leila.

Ela detalhou as próximas etapas. “Agora está na dependência de fazer a postagem desses projetos, a avaliação técnica desse projeto, que é feita pela unidade técnica do estado e pela unidade federal, e depois passa pelo Banco do Brasil, e o recurso vai ser liberado. A gente estima que leve alguns meses ainda até que todo esse processo esteja encaminhado”, disse a superintendente.

A reunião foi precedida por vistorias técnicas nas áreas envolvidas no projeto, realizadas por Leila Klenk e técnicos credenciados pela FETAEP. O PNCF é uma iniciativa do Governo Federal que oferece financiamento para trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, permitindo a aquisição de imóveis rurais e investimentos em infraestrutura básica. Funciona como um braço complementar à reforma agrária, com foco na redução da pobreza e no fortalecimento da agricultura familiar.

Para Zeca Dirceu, a ação é um exemplo do trabalho contínuo em defesa das famílias do campo. “Este é apenas o começo. Vamos seguir acompanhando cada etapa, pois acreditar na agricultura familiar é acreditar no desenvolvimento justo e sustentável do Paraná e do Brasil”, reforçou o parlamentar.

Botão Voltar ao topo