
Moção reconhece práticas pedagógicas e o avanço da qualidade do ensino
Assessoria
A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina realizou, no último dia 18, a solenidade de entrega do Certificado de Moção de Reconhecimento Público aos (às) professores (as) participantes do Projeto “Práticas que Transformam – Tema: Educação para a Sustentabilidade”, elaborado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação no início do ano.
A homenagem no Legislativo marca o fechamento de um ano produtivo para a Educação Municipal, reconhecendo o trabalho desenvolvido ao longo do período letivo.
A cerimônia ocorreu no Plenário do Legislativo Platinense e foi antecedida por um coffee break no hall de entrada. O anfitrião da noite foi o vereador e presidente da Câmara, Luciano de Almeida Moraes (Vermelho da Platina).
Reconhecido como uma abordagem essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente, o projeto evidencia que a Educação encerra o ano fortalecida, com práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade, à cidadania e à responsabilidade social.
A Secretaria Municipal de Educação destacou que, desde a infância, é fundamental proporcionar experiências que despertem a curiosidade, o cuidado com a natureza e o respeito à diversidade, ressaltando que o trabalho desenvolvido ao longo do ano consolida valores essenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Reconhecimento legislativo
Durante a solenidade, o projeto vencedor foi “A Doce Magia das Abelhas Sem Ferrão: Potencial Econômico e Ambiental”, desenvolvido pela Professora Vanessa da Silva Coutinho, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Herivelto, com turma do Infantil IV.
A iniciativa apresentou, de forma lúdica, a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio ambiental e envolveu famílias e comunidade, demonstrando como a Educação fecha o ano com projetos que unem aprendizado, prática social e participação coletiva.
Compromisso com o futuro
Os projetos foram avaliados por comissão julgadora com base em critérios como relevância, criatividade, impacto, integração com a comunidade escolar e articulação com a BNCC.
Prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Governo, Tobias de Almeida Gostiche, e a Primeira-dama Fátima Izak, que apresentou detalhes dos projetos finalistas e como se interagiu com cada trabalho. Tobias destacou a seriedade com que a gestão do prefeito Gil Martins tem tratado a Educação, ressaltando que os resultados apresentados refletem um ano de avanços e planejamento.
Também estiveram presentes e fizeram uso das palavras os vereadores Fabinho Galdino e Irmão Paulinho, reforçando o apoio do Legislativo às políticas educacionais do Município.
O Diretor Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Maurício Castro Alves e o Secretário Municipal de Educação do Município, Fernando Ribeiro dos Santos, se fizeram presentes, além de equipe pedagógica da Secretaria da Educação, professores e seus familiares.












