Capa

Nem chuva tirou o brilho deste Natal em Santo Antônio da Platina

Festa mágica

Este ano, o Natal brilhou mais do que nunca, com tanta gente empenhada em fazer este ano, um dos mais bonitos e alegres de todos

Fábio Galhardi/Gladys Santoro

Este ano, uma união de esforços fez com que o mês de dezembro em Santo Antônio da Platina, realmente, representasse a magia do Natal. Rua, praças, lojas enfeitadas, iluminadas, gente apreciando as belezas, profissionais preparando apresentações lindas para encantar ainda mais o público. E assim foi. Choveu, e choveu muito, mas foi a chuva dar uma trégua e todo mundo voltou às ruas.  No domingo 3, houve a primeira apresentação do Natal de Luz. E foram muitas noites de espetáculo no prédio ao lado da Igreja Matriz central.

Segundo o assessor de comunicação da prefeitura Fábio Galhardi, foram quatro a cinco meses de preparação, em uma rotina intensa de ensaios iniciada no final de julho, no Centro Pastoral “Frei Clemente Vendramim”, ao lado da Igreja Matriz central da Paróquia Santo Antônio de Pádua. Desde então, todas as sextas-feiras, às 17h30, o grupo se reunia para os preparativos. Na segunda quinzena de outubro, a programação foi ampliada, passando para dois encontros semanais.

Ao longo dos anos, o evento ganhou proporções significativas e chega agora à sua 24ª edição. À frente do espetáculo estão, como de costume, as coordenadoras Neuzeli França Ribeiro Cesar e Marly Prado Papi Crespo.

Participam do show integrantes do Grupo de Canto Sementinha  alunos da Spaço Arte & Música, somando cerca de 80 pessoas, além de convidados. “São apresentações que misturam canto, dança e poesia num só espetáculo de música e alegria”, destacou Neuzeli Cesar.

O evento atrai público de toda a região e impulsiona a economia local, aproximando visitantes do comércio da Cidade. Além disso, muitos se emocionam com as apresentações nas janelas e sacadas do prédio do Centro Pastoral, que se tornou um dos cenários mais aguardados das celebrações natalinas.

A temática ressalta as virtudes teologais: “A Fé é segurança na proteção divina; a Esperança renova nossas forças; e o Amor transforma tudo o que fazemos, sendo o maior dos sentimentos”, reforçou Neuzeli.

Produção cuidadosa

As músicas foram gravadas no auditório da Regional do Sicredi, em Santo Antônio da Platina, com produção da Ocramidi, de Ibaiti. A locução ficou a cargo de Renato Rocha e Helena Vale Bertolini. As coordenadoras destacam o trabalho das mães e voluntárias, responsáveis pela confecção dos adereços, reunindo-se uma ou duas vezes por semana, conforme a necessidade.

Neuzeli ainda lembrou o apoio de outros colaboradores que ajudam voluntariamente nas apresentações, além dos pais e apoiadores, cuja participação é fundamental para o sucesso do projeto.

Cooperação 

O evento contou com patrocínio de ConstrucasaBordignon, Extimpel, Samp/Fiat, Schmidt Motos, Sicredi, Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina (Gestão 2025/28) e Paróquia Santo Antônio de Pádua, além do apoio das rádios e da imprensa. A parte estrutural – palco, iluminação e montagem – é executada pelos funcionários da Paróquia.

A equipe organizadora também inclui o pároco e coordenador do evento, José Antônio Pereira de Campos; Henrique Marques, do setor financeiro; Francisco Nivaldo Marques, assessor de infraestrutura; e Henrique Glovacki, responsável pelas filmagens e fotos.

ACESAP OTIMISTA

A Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (ACESAP) também demonstrou uma um cenário otimista para o desempenho do comércio local em 2025. Além das expectativas positivas para as vendas, a entidade comemora o avanço expressivo da Campanha de Natal 2025, que já registra número recorde de cupons adquiridos pelos empresários, superando os totais de 2024 e 2023. Segundo a ACESAP, os primeiros levantamentos do ano apontam para um clima de maior confiança entre consumidores e empresários. A projeção é de que o comércio platinense tenha um ano de crescimento gradual, impulsionado pela retomada do consumo das famílias, pela estabilidade econômica regional e pelo fortalecimento do varejo.
Um dos indicadores mais positivos para o varejo local é o desempenho da Campanha de Natal. Mesmo ainda distante do período festivo, a ACESAP registrou uma alta significativa na procura por cupons promocionais por parte dos empresários, que estão antecipando sua participação.
O volume de cupons adquiridos em 2025 já é superior ao total de 2024, e também supera os números registrados em 2023.
Segundo a diretoria da ACESAP, esse crescimento demonstra não apenas um maior engajamento dos comerciantes, mas também confiança no potencial da campanha para atrair consumidores e impulsionar as vendas de fim de ano. “ O interesse antecipado dos empresários mostra que o comércio de Santo Antônio da Platina está se preparando com antecedência para um Natal muito mais forte. A adesão maior significa premiações mais atrativas e mais chances para os consumidores, o que naturalmente aumenta o movimento nas lojas”, destaca a diretoria.
Com a Campanha de Natal 2025 já despontando como a maior dos últimos 2 anos, a ACESAP avalia que o comércio local inicia o ano com sinal verde para um ciclo de crescimento e fortalecimento de todo o setor.

E as crianças !!!!! O Natal é delas 

A cada passo, uma criança feliz, correndo procurando outra, chorando por um abraço do Papai Noel. Papais e mamães cansados e felizes. 

Com a festa já quase no fim, agora é hora aproveitar o máximo. E torcer para que em 2026, a mesma alegria, brilho e encanto estejam de volta. 

O Jornal Tribuna do Vale  deseja a todos um Feliz Natal!  

Botão Voltar ao topo