
Assessoria
Secretaria das Cidades instala escritório de reconstrução no município e firma acordo de cooperação com a ONU para apoiar as ações emergenciais
O Governo do Estado instalou nesta sexta-feira (14) o Escritório de Reconstrução Acelerada (ERA) em Rio Bonito do Iguaçu (Centro-Sul do Paraná). A estrutura funcionará como base da Secretaria das Cidades para coordenar e acompanhar as ações de recuperação após a passagem dos três tornados que devastaram 90% do município. O escritório será coordenado por Valdomiro Hrysay, diretor de apoio aos municípios da Secid.
Guto Silva ressaltou também que foi assinado um termo de cooperação da Secretaria das Cidades com a ONU, por meio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), para incorporar metodologias internacionais que vão contribuir com a reconstrução da cidade e servir de legado na preparação para outros eventos extremos no futuro. “Esse apoio é fundamental para aperfeiçoar protocolos e garantir um cuidado que vá além da emergência, permitindo que a cidade recupere seu dinamismo econômico e social”, afirmou Guto.
Restabelecimento dos serviços
Após uma semana da tragédia, Guto apresentou um balanço das ações já realizadas. Ele destacou a retirada inicial de grande volume de entulhos, permitindo liberar vias e facilitar o trabalho das equipes, além do restabelecimento de energia elétrica, água, telefonia e internet no município.
Segundo ele, também houve acompanhamento do abastecimento de insumos e medicamentos nas unidades de saúde de Rio Bonito do Iguaçu e da região. Equipes técnicas do Estado e do município realizam o levantamento das estruturas públicas afetadas, como escolas, creches, prefeitura e rodoviária. O diagnóstico servirá de base para a elaboração dos projetos de reconstrução desses equipamentos.
Reconstrução das moradias
A reconstrução das casas está em andamento. Mais de 140 engenheiros voluntários finalizaram os laudos técnicos que detalham os danos em cada imóvel, documento necessário para o pagamento do auxílio emergencial de até R$ 50 mil por família. “Os laudos são o CPF da reconstrução. Com base neles, definimos os valores necessários para cada unidade e iniciaremos os repasses”, explicou o secretário.
Além das reformas, o Governo do Estado iniciará a construção de 320 novas casas, sendo 200 em terrenos já existentes e 120 em uma nova área disponibilizada pela prefeitura. A expectativa, segundo Guto Silva, é que cerca de 40 unidades pré-fabricadas comecem a ser montadas já na próxima semana.
Recuperação econômica
Guto Silva destacou que a reconstrução exige também ações voltadas à retomada da economia local. Para isso, o Governo do Estado trabalha em parceria com bancos de fomento para estruturar um modelo de financiamento com juro zero e carência alongada.
O Sebrae-PR participará da elaboração de um plano de recuperação econômica, que começará a ser estruturado na segunda-feira (17). As ações incluem apoio a comerciantes e pequenos negócios, reorganização do ambiente econômico local, medidas para manutenção de emprego e renda e iniciativas para evitar migração e êxodo após a tragédia. “O plano será essencial para manter emprego, renda e evitar o êxodo”, afirmou Guto.
Volta às aulas
O secretário das Cidades afirmou que todas as escolas da área rural de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, estarão de portas abertas a partir de segunda-feira (17). Das sete instituições estaduais de ensino de Rio Bonito do Iguaçu, seis são escolas do campo. Na rede municipal, cinco das nove escolas estão localizadas fora da área urbana.
Guto Silva diz que cerca de 900 alunos terão transporte garantido com a chegada de 14 ônibus novos. “Vamos organizar toda a logística para concluir o ano letivo sem prejuízo”, disse. Nesta sexta-feira, ele visitou o colégio do Pinhalzinho, não atingido pelo tornado.

Organização dos voluntários
O secretário destacou o grande número de voluntários que têm chegado a Rio Bonito do Iguaçu e explicou que o Estado estruturou postos avançados de triagem e orientação, sob coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “Estamos organizando o fluxo de quem chega para ajudar, garantindo que essa energia positiva seja aproveitada da melhor forma na reconstrução”, disse.
O Governo do Paraná, a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e o CIDI (Cidade Digital) criaram um aplicativo para reunir voluntários e doações após o tornado. A ferramenta integra cadastros e necessidades do município em um só lugar, facilitando o envio de ajuda e a mobilização das equipes. “Queremos melhor organizar o trabalho e permitir que cada pessoa saiba onde pode contribuir”, afirmou.
Crédito/Fotos: Ricardo Ribeiro/AEN