Destaques

MPPR participa de operação de combate ao tráfico de espéciesda fauna silvestre realizada em 11 estados

SIMULTÂNEA

Ainda foram apreendidos cinco pés de maconha. Os investigados podem ser denunciados pelo MPPR por crimes contra a fauna e receptação, bem como por outros possíveis crimes conexos, os quais podem resultar em condenações de até 9 anos de prisão

Da Redação

O Ministério Público do Paraná, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, participa na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, da Operação Libertas, que busca combater o tráfico de animais silvestres com ações simultâneas em 11 estados brasileiros. No Paraná, a iniciativa foi realizada em conjunto com a Polícia Ambiental, a qual realizou o cumprimento de cinco mandados judiciais de busca e apreensão, que possibilitaram o resgate de 51 animais – todos haviam sido retirados ilegalmente da natureza, estavam sendo mantidos em cativeiro e com potencial de destinação ao comércio ilegal. 

A operação também resultou na apreensão de dez aparelhos de telefone celular que estavam em posse das seis pessoas investigadas. Houve uma prisão em flagrante por tráfico ilícito de entorpecentes e foram firmados três termos circunstanciados. Ainda foram apreendidos cinco pés de maconha. Os investigados podem ser denunciados pelo MPPR por crimes contra a fauna e receptação, bem como por outros possíveis crimes conexos, os quais podem resultar em condenações de até 9 anos de prisão.

Os animais resgatados são pássaros silvestres variados e papagaios. Todos foram encaminhados para o Instituto Água e Terra para sua soltura imediata ou, em caso de impossibilidade, para tratamento, recuperação e reabilitação num Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Paraná.

Balanço nacional – Os resultados consolidados obtidos com a operação nos 11 estados participantes serão divulgados às 15 horas, em coletiva de imprensa organizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A divulgação poderá ser acompanhada pelo seguinte link: https://youtube.com/live/kIuRTZyJD8Q?feature=share

Coordenação – A Operação Libertas foi coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo MPMG, com apoio da Freeland Brasil e financiamento do Escritório de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei dos Estados Unidos (INL). Além do Paraná e de Minas Gerais, participaram os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

O Projeto Libertas atua nacionalmente no fortalecimento da atuação ministerial contra crimes ambientais. A iniciativa promove capacitação de agentes públicos, elaboração de manuais de enfrentamento ao tráfico de fauna, análise de rotas e estatísticas do tráfico, e articulação entre Ministérios Públicos para investigações com alcance interestadual e internacional.

Botão Voltar ao topo