
APRESENTAÇÃO
Durante as reuniões, a coordenadora da CPA, professora Ana Paula Millet Evangelista dos Santos, e a diretora de Avaliação Institucional, professora Emilia de Paiva Porto, apresentaram os principais indicadores da avaliação, destacando os pontos positivos e os aspectos que demandam atenção nos três campi
Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nos dias 11, 16 e 25 de setembro, reuniões de apresentação dos resultados da Avaliação Institucional 2024 nos campi de Cornélio Procópio, Luiz Meneghel (Bandeirantes) e Jacarezinho, respectivamente. Os encontros foram conduzidos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV) e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a presença de professores, agentes universitários e estudantes.
Durante as reuniões, a coordenadora da CPA, professora Ana Paula Millet Evangelista dos Santos, e a diretora de Avaliação Institucional, professora Emilia de Paiva Porto, apresentaram os principais indicadores da avaliação, destacando os pontos positivos e os aspectos que demandam atenção nos três campi. A participação dos discentes foi um dos destaques: o Campus Cornélio Procópio obteve o maior índice de respostas, com 41,5% (403 estudantes), seguido pelo Campus Luiz Meneghel com 33,7% (314) e Jacarezinho com 24,3% (417 respondentes).
Média 4,5
A avaliação também revelou a percepção da comunidade externa sobre a atuação da UENP. A universidade recebeu média 4,5 na questão sobre sua missão de formar excelentes profissionais e nota 4,4 quanto à imagem pública e contribuição para o desenvolvimento local, regional e estadual.
A pró-reitora da PROPAV, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, ressaltou a importância do processo avaliativo como ferramenta de escuta e planejamento institucional. “Cada resposta representa a voz de quem acredita na construção de uma universidade cada vez mais forte e comprometida com sua missão pública”, afirmou.
A diretora de Avaliação Institucional, professora Emilia de Paiva Porto, destacou o aumento na participação da comunidade acadêmica em 2024, atribuído a ações como o “Dia D” e o envio de relatórios parciais aos campi durante o período de coleta de dados.
Novo modelo trienal de avaliação
A partir de 2025, a Avaliação Institucional da UENP passará a ser realizada em formato trienal (2025–2027). O novo modelo prevê a aplicação de questionários mais enxutos a cada ano, com elaboração de relatórios parciais nos dois primeiros anos e um relatório consolidado ao final do ciclo.
“A Avaliação 2025 já foi iniciada e contamos com a colaboração de toda a comunidade acadêmica e externa. É essencial que nossos projetos e atividades incentivem a participação nesse processo, pois é a partir dessa contribuição coletiva que conseguimos consolidar avanços e planejar o futuro da instituição”, reforçou Simone.
A CPA convida estudantes, docentes e agentes universitários a participarem da Avaliação Institucional 2025, que ocorre entre os dias 8 de setembro e 19 de outubro. A participação é fundamental para identificar os pontos fortes e as fragilidades da universidade, contribuindo para a melhoria contínua da educação pública e gratuita oferecida pela UENP.




