
A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, por meio do Departamento Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc Paraná e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realiza no dia 8 de outubro, às 19h30, no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná (Parque Universitário da UENP), a abertura oficial do 39º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho. Criado na década de 1960, o Salão é um dos eventos culturais mais tradicionais do Paraná e consolida-se como espaço de difusão, reconhecimento e celebração da produção artística contemporânea no Brasil. Nesta edição, o evento recebeu mais de 120 obras inscritas, vindas de nove estados brasileiros, em diferentes linguagens artísticas, confirmando sua importância no calendário nacional das artes visuais.
A cidade anfitriã tem presença marcante no Salão com quatro artistas locais selecionados e premiados: Donizetti, vencedor do Prêmio Quincaju, concedido exclusivamente a artistas de Jacarezinho, com a série Circo Mágico dos Tubos (Circo Mágico dos Tubos, Globo da Morte e Equilibristas); Jucelino Biagini, com a obra Entre Deuses – Yabás; Miriam Saad, com Mapeamento da Memória. Nelson Madureira, com a série escultórica Fogo A, B e C.
A presença desses nomes reafirma a vitalidade da cena artística local, que dialoga com a memória, a identidade e as tradições da cidade, ao mesmo tempo em que se conecta com a linguagem contemporânea das artes visuais. É o que pondera o prefeito municipal Marcelo Palhares: “Procuramos, em nossas ações, valorizar os nossos artistas locais. É um dever do Salão contemplar aqueles e aquelas que são do nosso território. Isso demonstra a potência da nossa cultura”.
Além do reconhecimento local, o 39º Salão premiou também artistas de fora do Paraná que se destacaram pela originalidade e consistência de suas obras: Elena Ventura (Belo Horizonte/MG), com a série de xilogravuras A Última Noite de Rute, O Fantasma de Rute e O Caso de Rute – tríptico. Maria Fernanda Peters (Marília/SP), com a série escultórica A Vida e Morte do Homem Pasta, composta por três fases que refletem sobre planos, decisões e maturidade.
Para além de um espaço expositivo, o Salão também cumpre papel educativo e formativo, oferecendo ao longo de sua programação oficinas, bate-papos, workshops e ações educativas voltadas para estudantes, educadores e o público em geral, ampliando a experiência de fruição artística e a aproximação entre artistas e comunidade.
Segundo o diretor de cultura de Jacarezinho, James Rios, “o Salão, com o importante apoio de nossos parceiros institucionais – UENP e Sesc – está sendo reformulado. É nosso desejo ampliar as atividades do Salão e torná-lo, ainda mais, uma referência no país. O Salão é um ativo cultural da nossa cidade e precisamos, junto de nossos agentes culturais, torná-lo um espaço educativo, de debate, conectado à educação e à realidade do território”.
Serviço
● Abertura: 8 de outubro de 2025, às 19h30
● Local: Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná – UENP (Parque Universitário, Jacarezinho)
● Visitação: a partir de 9 de outubro
● Entrada gratuita