Espaço cultural está localizado próximo ao CEDI

Assessoria
Se a Casa Platinense de Cultura tem sido destaque ao longo deste ano com importantes eventos, o mesmo pode-se dizer do espaço da Biblioteca Cidadã “Dorothéa Marques Guimarães”, localizada na esquina das Ruas 13 de Maio com a Arthur Franco, onde era a Praça São Benedito, próximo ao CEDI.
No próximo sábado, dia 13, com início às 19h30, tendo entrada gratuita, acontece a exposição “Ubuntu: Cores, Ritmos e Formas”, destacando expressões artísticas afro-brasileiras, indígenas e locais, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que oferece um circuito cultural com diversas obras de arte visual.
Entre as atrações estão: Esculturas (Jucelino Biagini), Fotografias (Monique Nascimento), Videoarte (Luana Soares), Apresentação de dança (Jô Sabbag); e Mini documentário com participação de moradores da região: Rômulo Alves e Monique Nascimento.
O evento promete encantar o público com uma experiência completa de arte, cultura e integração comunitária.
A exposição “Ubuntu: Cores, Ritmos e Formas”, na realidade, proporciona um mergulho estético e simbólico na filosofia africana do Ubuntu. É um conceito que valoriza a coletividade e a noção de humanidade compartilhada.
Atividade infantil
Na parte da manhã, por volta das 9h15 até às 12h, será realizada outra atividade cultural voltada para as crianças, adolescentes, para a família, com a contação de histórias por meio de Luana Soares e Emy Vitória; também terá capoterapia com o Mestre B2: Eli da Silva, ambas com contrapartidas da política pública Lei Aldir Blanc. A professora Jucimara Batista participa realizando tranças infantis gratuitas.
Projeto
“Ubuntu: Cores, Ritmos e Formas” é um projeto autoral que articula diferentes linguagens artísticas para abordar memórias, trajetórias e expressões da identidade cultural de moradores da cidade e da região, com especial atenção às vivências afro-brasileiras e indígenas. A proposta se materializa em atrações principais, uma exposição de artes visuais, composta por esculturas do trabalho “Flutuantes, entre mundos e gentes”. Também a exibição de um mini documentário com entrevistas de moradores que compartilham suas vivências e reflexões sobre memória, fé e história local, exibição do vídeo-arte “Ex-branquiçada”, de Luana Soares, apresentação de dança afro-brasileira, interpretada por Jô Sabbag.
O projeto é realizado com recursos da PNAB, por meio de edital de fomento à cultura promovido pelo município de Santo Antônio da Platina, gestão do prefeito Gil Martins e Terezinha Maiorky.
Ubuntu
“Ubuntu” é uma palavra de origem africana que pode ser traduzida por “Eu sou porque nós somos”. O evento é um convite à escuta, ao encontro e à valorização da cultura viva.
A mostra que acontece neste sábado em Santo Antônio da Platina, propõe ao visitante uma experiência sensorial em que cores vibrantes, ritmos visuais e formas orgânicas se entrelaçam para celebrar a ancestralidade e a força da cultura afro descendente.
A exposição com esculturas e fotografias permanecerá na Biblioteca Cidadã durante a semana seguinte e ficará aberta à população que quiser visitar durante o horário de funcionamento do espaço, uma boa oportunidade para que as escolas promovam visitas culturais com seus alunos.