
O projeto de modernização da PRC-466, que corta a região Central do Paraná, acaba de dar mais um passo importante com a publicação do edital para restauração em concreto e ampliação da rodovia no trecho entre Lidianópolis e Manoel Ribas, com cerca de 52 quilômetros de extensão. “A PRC-466 tem papel estratégico para o desenvolvimento da região, e há muito tempo defendo a modernização dessa rodovia”, afirma o deputado Alexandre Curi (PSD).
Curi lembra que, por muitos anos, a região Central recebeu poucos investimentos públicos, mas que agora começa a ser valorizada com obras estruturantes autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Todo investimento na PRC-466 é uma conquista histórica para o Centro do Paraná, que por muito tempo foi deixado de lado”, destacou. “Estrada boa atrai investimentos e gera mais oportunidades de emprego e renda para a população”, acrescentou o deputado, que preside a Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo ele, a rodovia está recebendo quase R$ 1 bilhão em investimentos na duplicação do trecho entre Guarapuava e Pitanga, que já está em execução e também utiliza pavimento de concreto. A mesma técnica será aplicada na nova etapa de obras, que vai do Porto Ubá, em Lidianópolis, passando por Jardim Alegre e Ivaiporã, até o acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas. “É um pavimento eficiente e econômico, com vida útil longa e menor custo de manutenção”, afirma Curi.
O projeto elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) prevê a duplicação de 15,9 quilômetros e a implantação de 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos. Também estão previstos acostamentos, vias marginais, o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí e a construção de seis novos viadutos. A abertura das propostas está prevista para 30 de outubro.
“É uma obra de integração regional, que contribui para a segurança do tráfego, a redução de acidentes e o fortalecimento da economia”, conclui Alexandre Curi. Ele também enalteceu o esforço do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para tirar do papel projetos rodoviários que beneficiam o Centro do Paraná.