ALEP

Novo Terminal vai integrar Londrina e oito cidades do Norte do Paraná, diz Romanelli

“Hoje vivemos um momento histórico para Londrina e toda a região Norte com o lançamento do edital para a construção do novo Terminal Metropolitano. Um investimento de mais de R$ 43 milhões que representa muito mais do que infraestrutura: representa inclusão social, mobilidade e dignidade para milhares de pessoas”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) no lançamento do edital da construção do terminal londrinense nesta segunda-feira, 21, no Palácio Iguaçu em Curitiba.

“O governador Ratinho Junior foi uma das primeiras lideranças a enxergar essa prioridade para Londrina. Ele conhece bem a complexidade da cidade, suas desigualdades, e teve sensibilidade para propor uma solução inovadora, que agora se concretiza. Governar também é isso: ouvir, planejar e agir”, completou.

A abertura das propostas para construção do novo terminal está marcada para o dia 15 de outubro.Romanelli lembrou com carinho e emoção a cidade onde nasceu em 1957 e cresceu até adolescência quando veio morar em Curitiba depois da geada negra que afetou os cafezais de Londrina e região em 1975. “Me emocionei ao lembrar da região onde nasci, da antiga linha férrea que dividia Londrina socialmente. Essa obra tem o poder de reunir a cidade, integrar comunidades e reduzir desigualdades. É assim que se combate a exclusão: com política pública bem feita”, apontou.

Trabalho conjunto
Romanelli cumprimentou o prefeito Tiago Amaral (PSD) que, segundo ele, trabalhou para viabilizar a obra, os deputados e as lideranças que se dedicaram para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade. “O trabalho conjunto entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e os municípios é o caminho certo para transformar realidades”, disse o deputado, líder do PSD e presidente da Frente Parlamentar Municipalista.

“Como sempre digo: a política só tem sentido quando melhora a vida das pessoas. E hoje é um desses dias em que temos certeza de que estamos no caminho certo”, completou.

O terminal, explica o deputado, vai melhorar a mobilidade e a integração de Londrina com as cidades metropolitanas. “Vai atender 40 mil moradores de Londrina e região que movimentam aquele terminal diariamente”, disse. Serão atendidas as cidades Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.

Uso público
O novo terminal terá áreas de embarque/desembarque, lanchonetes, quiosques, lojas, bicicletário, áreas de lazer, setores administrativos e operacionais. “A obra será feita em 22 meses e esperamos entregá-la em 2027. Será uma verdadeira rodoviária”, destacou. Será construído em uma área de 12.043,70 metros quadrados e o espaço terá 9.331,92 metros quadrados.

O terminal terá área para quadras esportivas, playground para crianças, academia ao ar livre e para festas, exposições e eventos. “É um novo conceito de equipamento urbano que privilegia as pessoas e a inclusão da comunidade, que dá vida aos espaços projetados. Muita coisa pode ser feita entre uma espera e outra dos ônibus. Será um espaço de uso para os moradores e que vai trazer o sentimento de pertencimento e do cuidado de todos com os equipamentos públicos”.

(fotos: Mariana Andreatta/Ascom Deputado Romanelli)

Botão Voltar ao topo