
Da Assessoria
A Tribuna do Vale também entrou em contato com o prefeito Gil Martins. Ele atendeu a reportagem e deixou bem claro que ao longo de décadas tem observado o crescimento tanto populacional como geográfico do Município, paralelamente, de investimentos que ficam muito abaixo do esperado. “Há uma lentidão clara de gestão que não contribuiu para mudar esta realidade. Hoje estamos tentando dar um novo impulso e alguns fatores são primordiais, como é o caso da reforma administrativa da Prefeitura que não foi estudada do dia para a noite. Com planejamento analisamos esta necessidade e sabemos por experiência, que muitos municípios não conseguem acessar recursos federais por falta de uma reestruturação para elaborar projetos conforme as exigências dos Ministérios”. “E, a existência de secretarias permite uma equipe capacitada, com foco exclusivo em identificar editais, elaborar projetos e acompanhar prestação de contas”.
Recursos
Gil ainda completou que “estamos falando de oportunidades federais e estaduais, por exemplo, o Governo Federal, por meio de plataformas como TransfereGov, Siconv e programas setoriais (Saúde, Educação, Turismo, Cultura, Cidades), disponibiliza bilhões de reais em recursos por meio de convênios, emendas parlamentares e programas especiais e, sem setores estruturados, muitos municípios perdem prazos ou não atendem aos requisitos técnicos. Com a reforma, tais Secretarias alinham os projetos às metas do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), quer dizer, fortalecem a governança”.
Agilizar
Ele ainda destacou que com a reforma que está para ser aprovada na Câmara de Vereadores a tendência é desburocratizar e agilizar os processos e captação, facilitando a conversação com os Ministérios, agilizando o procedimento de propostas. “Enfim, as Secretarias farão o acompanhamento diário da execução física e financeira dos projetos, naturalmente, evitam-se perdas de recursos”.
Cidade avançada
O prefeito Gil concluiu dizendo: “Queremos oferecer aos platinenses uma cidade avançada; queremos que o esporte deslanche em várias modalidades; almejamos uma cidade mais limpa, organizada; tivemos recentemente no Município a presença da Secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte que irá nos ajudar para que o Município tenha a Casa da Mulher e do Idoso; desejamos revitalizar o Morro do Bim com recursos do Turismo; enfim, a reforma vem para suprir esta carência administrativa de muitos anos que não fazem o município deslanchar, trazer mais qualidade de vida à população e precisamos mudar esta realidade com mudanças que nem sempre são aceitas de momento, mas lá na frente, com o tempo, há de se compreender e aceitar pelos resultados positivos alcançados”, concluiu.
Vereadores preferem não antecipar o voto
A Tribuna do Vale também falou com o presidente da Câmara, vereador Luciano Almeida, o Vermelho, que só vota em caso de empate. “Se empatar a eu serei o voto de minerva, ou seja, meu voto desempata, mas mesmo assim, prefiro de declarar na hora apenas e se for necessário”, disse
A vereadora Eliane Siqueira também não se antecipar. “Já é um assunto polêmico,, então vou deixar para abrir meu voto na hora certa”, disse.