ALEP

Treze cidades da base do Romanelli são pesquisadas pelo Ipardes

Assessoria

Treze cidades da base do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a maioria no Norte Pioneiro, estão incluídas na nova leva de 62 municípios pesquisados pelo Ipardes. O levantamento vai traçar o perfil socioeconômico da população paranaense e servir de base para o aprimoramento e a formulação de políticas públicas.

“Essa pesquisa é mais detalhada que as realizadas pelo IBGE e será fundamental para o Estado definir políticas públicas. Também vai apoiar prefeituras, órgãos municipais e regionais, além de universidades, no desenvolvimento de estudos e propostas que identifiquem as potencialidades de cada região e cidade do Paraná”, afirmou Romanelli, presidente da Frente Parlamentar Municipalista.

“Com recursos mais escassos, que precisam ser bem aplicados, é essencial que gestores, deputados estaduais e federais tenham um diagnóstico preciso. Isso ajuda, por exemplo, a escolher quais obras estruturantes são necessárias e quais equipamentos, programas e projetos devem ser implementados em cada bairro e cidade do estado”, completou.

Pesquisa em 361 cidades

A fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) está na terceira semana e já concluiu a amostragem em três cidades: Salto do Lontra, Leópolis e Uraí. Entre as cidades da base de Romanelli, estão listados os municípios de Bandeirantes, Carambeí, Carlópolis, Cornélio Procópio, Curitiba, Ibaiti, Itambaracá, Loanda, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, São João do Caiuá, Sertaneja e Telêmaco Borba.

Segundo o Ipardes, até quinta-feira (10), cerca de 8.800 questionários foram respondidos, o que representa 14,6% do total previsto até junho. A pesquisa, de caráter regional, deve abranger 361 cidades, equivalente a 90% dos municípios do estado.

Nesta semana, os pesquisadores iniciaram as entrevistas domiciliares nas áreas urbanas e rurais de mais 20 municípios: Califórnia, Arapongas, Boa Esperança do Iguaçu, Cambé, Capanema, Carambeí, Castro, Cruzeiro do Iguaçu, Florestópolis, Itambaracá, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Matinhos, Mauá da Serra, Nova Prata do Iguaçu, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Oeste e Sarandi.

Dados compilados

A pesquisa paranaense é três vezes maior que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.

A expectativa é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Após isso, os dados estarão disponíveis em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.

(com informações da Agência Estadual de Notícias)

Botão Voltar ao topo