ALEP

Colégio Agrícola de Santa Mariana é patrimônio do Paraná, destaca Romanelli

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou, nesta sexta-feira (11), da inauguração do Centro de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa, em Santa Mariana. “Após o incêndio de fevereiro de 2023, que comprometeu quase todo o colégio, poucos acreditavam na reconstrução em um período tão curto. Vale destacar que o colégio agrícola nunca fechou as portas e, nesses dois anos, adequou sua estrutura e manteve o atendimento aos estudantes do curso técnico em agropecuária”, afirmou Romanelli, que acompanhou o governador em exercício, Darci Piana, na reinauguração da escola.

“E foi graças à determinação do secretário estadual de Educação, Roni Miranda, da Fundepar e de todos que fazem o dia a dia da escola que entregamos hoje praticamente um novo colégio, fruto de um investimento de R$ 4,5 milhões em obras”, completou.

O colégio agrícola, explicou Romanelli, tem 71 anos de história e, mesmo após o incêndio que devastou parte de sua estrutura, continuou atendendo seus 350 estudantes, dos quais 60 em regime de internato. “Com a reforma, a escola agora conta com uma estrutura moderna e adequada às necessidades tanto dos alunos quanto dos professores. Vamos seguir trabalhando para que o Colégio Agrícola continue sendo um exemplo de formação de qualidade”, destacou.

Estrutura
A escola possui 3,8 mil metros quadrados de área construída e está localizada em um terreno de 532,4 mil metros quadrados. A reforma incluiu a reconstrução das salas de aula, laboratórios, cozinha, refeitório, banheiros, dormitórios e quadra poliesportiva. As obras envolveram a construção de novas estruturas em alvenaria e concreto armado, além da renovação do piso, cobertura e instalações elétricas e hidráulicas.

“Os estudantes enxergam na nossa escola uma oportunidade de transformar sua condição social por meio da educação. Por isso, hoje o sentimento é de emoção ao recebermos uma estrutura nova, que nos proporciona mais segurança, conforto e um espaço adequado para o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a diretora Joelma Aparecida de Oliveira.

Durante a reinauguração, Romanelli destacou as pesquisas desenvolvidas pelo colégio nos campos experimentais de plantio. “Eles estão se dedicando com qualidade à pesquisa e à ciência no ensino médio, dentro de uma escola pública. O Colégio Agrícola de Santa Mariana é um patrimônio regional e do Paraná, e temos que trabalhar para fortalecê-lo. É uma alegria ver as coisas acontecendo e poder exercer um mandato sintonizado com as demandas regionais”, disse.

Cursos
O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa oferece três cursos técnicos de nível médio profissionalizante: técnico em agropecuária, técnico agrícola e técnico em agropecuária subsequente. Com a reforma, o colégio retomou a estrutura de alojamentos e refeitório.

“Cinquenta por cento dos estudantes são mulheres, que há quatro anos contam com um alojamento feminino. Os alunos formados no colégio agrícola têm emprego garantido ou seguem a carreira acadêmica. Muitos ingressam em cursos como medicina veterinária e agronomia, fundamentais para o agronegócio”, concluiu Romanelli.

Botão Voltar ao topo